As férias são um direito, um bem que todos devem saber viver como momento de descanso, de lazer e também de oração, formação, procura de Deus.
Para muitos adolescentes e jovens nos “campos de férias” aprendem a ser mais pessoas e mais cristãos. No domingo à tarde, benzi uma capela para acolhimento dos Escuteiros e jovens no Centro Escutista, na paróquia de Oliveira de Frades. Obrigado a quem ofereceu o espaço e parabéns aos jovens e adultos que vão fazer daquele lugar um espaço de escuta, de oração, de acolhimento e crescimento integral. Parabéns ao pároco, aos benfeitores, aos jovens e a todos os que pensam construir uma Igreja renovada e um mundo diferente. Segunda à noite, nesta cidade de Viseu, no Colégio da Imaculada Conceição, tive a oportunidade e a graça de Deus de me encontrar com jovens provenientes de vários pontos do país que se encontram numa dessas experiências. Gostei muito…jantei com eles e com eles partilhei a minha experiência vocacional. Terminámos a noite em oração e em festa. Parabéns, amigos! Que sejais exemplo para que muitos adolescentes e jovens ajudados pelos pais possam fazer esta bela experiência.
Parabéns aos organizadores e responsáveis pela missão. Afinal já estamos a caminho da Jornada Mundial da Juventude de 2022. Caminhemos com os jovens e ajudemo-los sempre a caminhar. A nossa comunhão orante e de união com todos aqueles que são vítimas dos incêndios que continuam a destruir a “casa comum”, em especial aos da nossa Diocese. Hoje, dia 23, Solenidade da Dedicação da nossa Catedral, demos graças a Deus pela Igreja diocesana que somos e parabéns ao Senhor D. Ilídio por celebrar mais um aniversário da sua Ordenação Episcopal. Congratulações aos senhores padres e diáconos que hoje celebram o aniversário de ordenação. A todos os presentes nesta celebração o desafio de sermos uma Igreja viva e dinâmica. Rezemos para sermos a verdadeira Igreja de Cristo. protegida por Santa Maria Maior, São Teotónio e Beata Rita Amada de Jesus.
† António Luciano, Bispo de Viseu
G.I.