A festividade católica de Nossa Senhora do Carmo, que se assinalou na passada noite de 16 de julho, contou em Viseu com a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Os militares estão a assinalar os 100 anos de presença no distrito de Viseu e assumiram a guarda de honra a Nossa Senhora do Carmo, que igualmente é a sua padroeira nacional. A Igreja do Carmo esteve repleta de fiéis, como é norma nesta festividade.

A cerimónia foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que enalteceu a presença dos militares da GNR. Na homilia, o Prelado lembrou o “papel importante” que aquela força de segurança presta às populações, e lembrou que a GNR é “como o Monte Carmelo, defensora da verdade”.

D. António Luciano evocou o “simbolismo” do Monte Carmelo e o “lugar sagrado” que representa para os cristãos. Contudo, admitiu que “hoje vive-se a descristianização das nossas comunidades, num tempo marcado pela indiferença pelo outro e pelo individualismo”. Para contrariar essa postura, o Bispo de Viseu sustentou que os cristãos devem ser “humildes” e “estar disponíveis e pedir a Deus que venha em nosso auxílio”. “O Monte Carmelo é o nosso Céu”, finalizou D. António Luciano.

Seguiu-se a procissão por algumas ruas da cidade, com o andor de Nossa Senhora do Carmo a ser transportado pelos militares da GNR. A Banda Filarmónica de Ribafeita marcou o ritmo do cortejo que foi muito participado.                                           G.I./J.B.:PBA