Iniciativa debate «conciliação família e trabalho».
Os jovens profissionais da ‘ACEGEnext’, projeto ligado à Associação Cristã de Empresários e Gestores, vão promover este sábado um encontro para avaliar as propostas eleitorais dos principais partidos políticos sobre a promoção da “conciliação família e trabalho”.
“O objetivo é informar sobre a realidade da conciliação em Portugal, analisar as propostas eleitorais apresentar e definir as medidas concretas que devem ser concretizadas pelo próximo governo na valorização da família e do trabalho”, assinala uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelos promotores da iniciativa.
O evento “Por uma escolha mais familiar” decorre no CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira (Estrada da Torre, 18), em Lisboa, entre as 10h00 e as 13h00.
Em cima da mesa vão estar questões como licenças parentais, horários de trabalho, fiscalidade, infraestruturas e igualdade de oportunidades.
A ACEGEnexT (núcleo da ACEGE para profissionais entre os 20 e os 40 anos) assume como intenção ajudar a um “voto consciente, fomentando o interesse político e o pensamento crítico”.
Segundo um estudo realizado pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), com uma amostra de 400 pessoas entre os 20 e 40 anos, a família é considerada como uma das três principais preocupações da população desta faixa etária, a par da saúde e da situação económica.
Mais de 60% dos jovens afirmam que as condições laborais, no que respeita a conciliação família-trabalho, justiça salarial e número de horas de trabalho fora de casa, está pior relativamente à geração anterior; 66% dos jovens inquiridos não têm filhos e cerca de 33% refere que “não tem mais filhos por razões económicas e de trabalho”.
G.I./Ecclesia:OC