“A vida em 1º lugar” “Vida sim, eutanásia não” foram algumas das palavras de ordem proferidas e mostradas em cartazes pelos participantes, desta Caminhada pela Vida, a 26 de outubro, que em Viseu começou no Campo de Viriato.

Também em Aveiro, Braga, Lisboa e Porto, as vozes se fizeram ouvir, em defesa da Vida, denunciando os ataques a esta pelo aborto e pela eutanásia. Esta iniciativa aconteceu um dia depois de o Bloco de Esquerda ter apresentado, no primeiro dia da nova legislatura, um projeto-de-lei que visa despenalizar a prática da eutanásia em Portugal.

Em causa, segundo a organização dos eventos, estão “tentativas de diminuir a sacralidade da vida humana, de diminuir a sua importância”.

“Infelizmente, e cada vez mais, a vida, sobretudo nos seus extremos, desde o momento da concepção e do nascimento, e no fim da vida, quer por doença, quer por idade, está mais ameaçada e, mais grave ainda, pelo poder político que decidiu tomar medidas legislativas que diz respeito a esta dignidade humana”, disse José Maria Seabra Duque, coordenador da plataforma Caminhada pela Vida.

Este mesmo responsável referia após a caminhada: «a Caminhada pela Vida 2019 foi mais um grande momento de testemunho da força do povo pró-vida. Fomos mais de dez mil pessoas em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Viseu. Foram pessoas de todas as idades, mas sobretudo muitos, muitos jovens. Esta é de facto a geração pró-vida! Os jovens que ontem caminharam pela vida asseguram-nos que o futuro é pró-vida. Uma palavra especial de gratidão aos mais de 300 voluntários que organizaram a Caminhada nas cinco cidades”.

Agendada já a Caminhada de 2020, para 24 de outubro.

G.I./J.B.:EA

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral