A vida é um dom de Deus, que dá sentido a toda a existência humana e se exprime na diversidade de carismas que o Espírito Santo concede à Igreja.
Na festa da Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém, José e Maria oferecem a Deus, Jesus o seu Filho Unigénito. Quarenta dias depois do Natal, Jesus é oferecido no Templo e também a cada um de nós como “luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo”.
Foi também esta verdade teológica, ligada ao mistério da vida de Maria que deu à luz o próprio Filho de Deus e agora para cumprir o rito judaico, o oferece ao Pai, que São João Paulo II se inspirou para instituir o dia 2 de fevereiro, como um Dia Mundial dedicado à “Vida Consagrada” na Igreja.
Pelo batismo, todos nos tornámos filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e Templos do Espírito Santo. Aqui reside a base de toda a vocação cristã. Mas este dia é dedicado a todos os batizados que inseridos na vida da Igreja através de um Instituto de Vida Consagrada se dedicam ao serviço da Igreja Universal pela sua vocação específica, consagração e missão através da vivência dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência.
Hoje são muitas as formas de vida consagrada existentes na Igreja.
Nesta semana, convido-vos a rezar por todos os consagrados e consagradas que trabalham na pastoral da nossa Diocese de Viseu.
Rezemos também para que por intercessão de Nossa Senhora do Sim e da Luz surjam muitas vocações de consagração na Igreja.
† D. António Luciano,
Bispo de Viseu