O Bispo de Viseu comunica com sentido pesar e dor o falecimento do Reverendo Padre Agostinho de Sousa Fernandes, residente no Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu desde 2002.
Estava internado no Hospital de São Teotónio em Viseu, desde alguns dias e faleceu na última noite, no rescaldo da Semana de Oração pelos Seminários Diocesanos.
Agradeço a Deus o dom da vida e do ministério do Padre Agostinho de Sousa Fernandes, vivido ao serviço do povo de Deus nas paróquias que lhe foram confiadas.
Apresento os meus sentidos pêsames a toda a sua família, ao seu irmão, o Senhor Padre António de Sousa Fernandes, aos sobrinhos, parentes, amigos e antigos paroquianos. Unido em Igreja em luto, peço a Deus o perdão para as suas faltas, que lhe conceda o descanso no céu e o recompense por todo o bem que realizou.
Nasceu na paróquia de Decermilo, concelho de Satão a 30 de maio de 1940. Filho de Alfredo Fernandes Coelho e de Maria de Sousa. Estudou nos Seminários da Diocese e foi ordenado na Capela do Seminário Maior de Viseu no dia 2 de agosto de 1964.
Nomeado pároco de Ribeiradio, no concelho de Oliveira de Frades, atual Arciprestado de Lafões em 10 de janeiro de 1965 até 2002. A 2 de outubro de 1998 é nomeado administrador paroquial de Pinheiro de Lafões, tomou posse da paróquia a 25 de outubro de 1998, onde permaneceu até 2002.
No ano 2000 é nomeado membro do Conselho Presbiteral para o triénio de 2002-2003, representando o antigo arciprestado de Oliveira de Frades. Foi dispensado do serviço paroquial no ano de 2002, passando a residir no Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu.
Agradeço à sua família, ao seu irmão, sobrinhos, Direção do Centro Pastoral, na pessoa do Senhor Cónego Miguel Abreu, Diretora Técnica, funcionárias(os), irmãs Missionárias Carmelitas, médicos e enfermeiros e a todas as pessoas que de um ou outro modo cuidaram com tanto amor e carinho do Senhor Padre Agostinho de Sousa Fernandes. Que Deus a todos vos recompense e o meu obrigado em nome da Diocese. Rezemos uns pelos outros e pelo seu eterno descanso.
Amanhã, dia 10 de novembro, o Senhor Bispo de Viseu presidirá às exéquias no Cemitério da paróquia de Decermilo às 14, 30 horas e às 15 horas celebrará a Eucaristia de sufrágio na Igreja paroquial.
Serão cumpridas todas as normas da Direção Geral de Saúde e as orientações das autoridades civis locais para este período de emergência da pandemia Covid-19.
Viseu, 9 de novembro de 2020
† António Luciano dos Santos Costa,
Bispo de Viseu