Caríssimos Padres ao serviço da Diocese de Viseu.

A confiança em Deus e a prudência cristã exortam-nos a ter um agir consciente, livre e responsável, assente na benignidade pastoral. As exigências provocadas por esta pandemia, tornaram-se para todos nós uma exigência ética, um desafio para saber fazer da pastoral o maior bem em benefício da salvação que nos vem de Deus.

Conscientes destes valores da liberdade e da responsabilidade pessoal e comunitária, enquanto agentes de pastoral queremos servir o povo de Deus da Diocese de Viseu, tendo presente as orientações do decreto 8/2020 de 8 de novembro, que determina limitações à circulação dos cidadãos por motivo do estado de emergência declarado para o nosso país. O avanço desmesurado da pandemia a Covid-19 leva-nos a acolher as orientações do governo e da CEP, tendo em conta os concelhos em confinamento, integrados na Diocese de Viseu e que fazem parte dos 121, com restrições próprias durante o período entre os dias 14,15,21 e 22 de novembro entre as 13 h 00 e as 05 h 00 do dia seguinte.

Estas comunidades de jurisdição eclesiástica da Diocese de Viseu devem cumprir as seguintes orientações:

1. Em todas as paróquias e comunidades integradas nestes concelhos, por motivo de absoluta necessidade e de maior bem de Saúde Pública de todos, o Bispo da Diocese, concede como medida excecional, a antecipação da celebração da Eucaristia vespertina de sábado para durante a manhã.

Se existirem celebrações de sacramentos, devoções populares, funerais, catequese, encontros pastorais e outras atividades durante a tarde passarão para a manhã.

As comunidades onde habitualmente se celebra a Eucaristia na tarde de domingo esta será suspensa.

Estas medidas podem vir a abranger outros concelhos onde se agrave o estado de pandemia e referenciados pela autoridade civil.

1. A colaboração de todos no cumprimento da lei do governo, as orientações da DGS e da autoridade de Saúde Pública Local, sem prejuízo de algo em contrário serão reavaliadas na próxima quinta-feira e as orientações que a partir daí forem apresentadas, devem ser cumpridas com rigor assente no amor.

Confiemos a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei do Universo, as nossas preocupações e dificuldades pastorais e rezemos todos pelo fim da pandemia, implorando do Rei Eterno o amor, a misericórdia, a justiça, a paz e a saúde para todos.

Viseu, 9 de novembro de 2020

† António Luciano dos Santos Costa,