Celebramos no próximo domingo 15 de novembro o “Dia Mundial dos Pobres”. Iniciativa do Papa Francisco, tocado pelo amor a Jesus, que se fez pobre para nos enriquecer com a sua pobreza. A pobreza afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É um dia de sensibilização para o problema da pobreza, causado por tantas injustiças nesta era da globalização.

Temos hoje muitas formas de pobreza como a falta de pão, de dignidade, de emprego, de casa, de um trabalho justo, de saúde e de meios que provocam números de pobreza nunca antes experimentados.

Todos conhecemos as diversas situações de pobreza que existem à nossa volta e as suas consequências. Sabemos que há muitas instituições da Igreja, dos estados e da sociedade civil, que tudo estão a fazer e a lutar para a erradicação efetiva da pobreza no mundo. No entanto, continua a existir um fosso enorme entre os que têm muitos bens e os pobres.

As palavras partilha e solidariedade são cada vez mais atuais e necessárias, pois quem ajuda sem interesse e por amor verdadeiro, nunca ficará sem recompensa. Podemos perguntar-nos perante tantas necessidades e dificuldades, quem são hoje os pobres? Podemos nós ajudar a diminuir a pobreza? A fé cristã lembra as palavras de Jesus: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”. Ele também nos ensina “o que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos a mim o fazeis”.

Não esqueçamos a grandeza das obras de misericórdia: “tive fome e destes-me de comer”. Afinal, pobres sempre os teremos connosco e a maior crise económica, financeira, ou provocada pela pandemia, não pode ofuscar a nossa preocupação pelos pobres.

Tomemos como exemplo o relato da multiplicação dos pães e dos peixes em que Jesus abençoa o pão e o reparte pela multidão, como o paradigma de que “o pão de cada dia”, é uma referência aos bens essenciais que devemos possuir para nos alimentarmos enquanto pessoas humanas, mas sendo cada vez mais escassos devemos partilhá-los em solidariedade com os mais pobres.

A pobreza cresce de modo exponencial nos nossos dias e a nível mundial agravou-se com o desemprego e as consequências da pandemia de Covid-19.

O texto a que fizemos referência, mostra-nos uma multidão faminta, que tinha deixado tudo para seguir Jesus e ouvir as suas palavras de bem-aventurança. Ele olha para a multidão com fome e questiona os discípulos sobre aquilo que devia fazer-se. Ilumina o coração dos discípulos e como relata o Evangelho, Jesus dá importância ao pouco que possuímos na nossa vida para se manifestar em benefício dos outros. Um rapaz tinha apenas cinco pães e dois peixes, aparentemente pouco, mas abençoado por Jesus, pode saciar a fome da multidão (Cf. Jo 6).

Este dia Mundial dos Pobres ajuda-nos a refletir sobre o flagelo da pobreza no mundo, o desperdício de bens e a falta de partilha daqueles que têm mais.

Perante o aumento da pobreza no mundo, não podemos ficar indiferentes ou alhear-nos dessa realidade, mas devemos ser solidários e próximos, partilhando o pão para ninguém morrer de fome.

Diz a sabedoria popular: “quem dá aos pobres, empresta a Deus”.

Sejamos todos capazes de colocar esta regra em prática.

† António Luciano dos Santos Costa,

Bispo de Viseu