Igreja em comunhão

Uma Igreja viva exprime-se de muitos e diversos modos. Antes de tudo é sempre uma Igreja mistério, que gera vida de Deus e constrói a comunhão com os irmãos.

Deus é a Palavra viva e criadora, que na obra da criação gera a vida nova em diálogos contínuos de palavras, de gestos e de obras em ação. A criação torna-se assim, a fonte de vida perene para o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Criado no amor e para amar, nele está a semente da vida de todo o ato criador. Como são grandes Senhor as vossas obras, nelas contemplo o vosso amor e a vossa glória.

Dar expressão à criação, à fé, à cultura, à arte, à história, ao património religioso, à comunhão entre as Dioceses de Aveiro, Lamego, Guarda e Viseu levaram os responsáveis dos Departamentos dos Bens Culturais destas dioceses a inaugurar na sexta-feira passada esta exposição itinerante no Museu da Diocese de Lamego.

As peças expostas são património eclesial deste vasto território que vai desde a fronteira com Espanha, até ao mar azul e prateado das terras de Aveiro. A arte e o património escolhido devem ser visitados pois tem peças únicas de calcário, de barro, de talha dourada, esculturas em madeira, granito, calcário, papel e barro que nos ajudam a fazer um itinerário de fé, de cultura, de arte, onde nem o marfim e a cera quiseram ser ausentes.

O tema da Criação obra do Criador, o Senhor da Vida, embeleza catedrais, igrejas, capelas e ermidas desde a fronteira de Portugal, até às águas límpidas e cristalinas banhadas pelo do Atlântico. Por meio de montes, vales, serras, rios e planícies encontramos um património religioso, cultural e artístico pertença destas quatro dioceses, que agora está ao alcance dos visitantes. A Diocese de Viseu inaugurará esta exposição na Igreja da Misericórdia, no dia da festa de São Teotónio, a 18 de fevereiro de 2022.

Igreja em celebração

Uma Igreja viva exprime rostos e celebra momentos importantes da sua história.

Recordo apenas alguns dias neste mês de julho de 2021, em tempo de pandemia.

– No dia 16, festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, às 21 horas na Igreja do Carmo, celebrarei a Eucaristia de ação de graças, pedindo a proteção de Nossa Senhora pelas melhoras do Papa Francisco, pelo fim da pandemia e por todo o povo cristão que reza pedindo o auxílio divino neste “vale de lágrimas”.

– No dia 23, festa da Dedicação da Catedral de Viseu, celebrarei às 10 horas a Eucaristia em ação de graças e no final farei a consagração da diocese e das famílias a Nossa Senhora, nossa padroeira. Respeitando as normas da DGS em tempo de pandemia, convido os sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos a marcar presença.

– No quarto domingo de julho, dia 25, em comunhão com o Papa Francisco convido toda a diocese a celebrar com alegria, gratidão, fé e comunhão o “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”.

Para a celebração deste dia o Santo Padre escreveu uma Carta que devemos dar a conhecer aos cristãos sublinhando os aspetos mais importantes como um grande desafio à pastoral familiar e ao diálogo e ajuda entre as diversas gerações. Rezemos pelos avós, filhos e netos para que sejamos instrumentos da renovação das famílias, da igreja e do nosso mundo. “O futuro do mundo depende deste pacto entre jovens e velhos” (Papa Francisco).

Que São Joaquim, Santa Ana, Jesus Maria e José sejam guardiães das nossas famílias e promotores de uma fé renovada em palavras, gestos, afetos, respeito, carinho, proximidade e amizade para com todos. Família que vive e reza unida, permanece unida. Que o ano “Família Amoris Laetitia” seja uma oportunidade de renovação para as nossas famílias e para a Igreja. Todos somos obra criada por Deus para o bem e para a felicidade.

† António Luciano,
Bispo de Viseu