Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No dia 18 de julho, às 18 horas na Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia de Ação de Graças, pelo dom das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e da sua missão em benefício de tantas jovens que beneficiaram do seu carisma assente nas palavras de Jesus: Eu vim para que “tenham vida” em abundância.

Concelebraram a Eucaristia de Ação de Graças pela missão realizada o pároco Padre Dr. Milton, o Padre João Dinis, o Padre José Quinteiro e Frei José Carlos. Presente a Provincial Irmã Teresa, com o seu conselho, a superiora da comunidade de Viseu com as irmãs, irmãs da congregação vindas de outras comunidades, representantes das comunidades de vida consagrada da diocese de Viseu, representantes de instituições e do povo de Deus, entre ele antigas alunas.

 

 

Homilia:

No ano em que decorrem em Portugal a celebração dos 150 anos da presença das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, estas irmãs acarinhadas por todos terminam a sua missão em Viseu.

Ano jubilar, depois de uma longa presença entre nós, deixam a cidade e a Diocese onde o percurso de história da sua presença religiosa, jamais se esquecerá e apagará. O seu carisma e missão ficam bem vivos no nosso coração.

As Irmãs chegaram a Viseu em 1892 para se dedicarem ao ensino, à educação, à evangelização, à espiritualidade com um carisma próprio e peculiar. Iniciaram a sua missão com abertura do primeiro Colégio no antigo Convento das Beneditinas, o atual Lar da Confraria de Santo António.

Em 1895 dá-se a transferência do Colégio “Sacre Coeur” para as instalações próprias, onde hoje está sediada a Escola Superior da Educação do EPV.

Simultaneamente aconteceu a abertura de uma escola chamada “Patronato”.

Em 1910 com a implantação da República deu-se o encerramento do Colégio e do Patronato.

Depois de um longo interregno regressaram em 1953, ano em que ocorreu a abertura do Lar Académico, na Avenida Infante D. Henrique.

Em 1971 iniciam uma nova missão com uma nova realidade social no Internato de Santa Teresinha, onde assumiram a direção pedagógica.

Em 1974 dá-se a transferência do Lar Académico para as instalações próprias da congregação – Lar do Sagrado Coração de Maria – último reduto de educação e formação integral de tantas jovens que estudaram em Viseu. Situado na Avenida 25 de Abril em 2011, iniciou o “Projeto Viseu”, até aos nossos dias, onde através de diversas ações pastorais de evangelização, espiritualidade, cultura, formação, apostolado paroquial, acolhimento de jovens, voluntariado no hospital e pastoral social acolheram muitas pessoas, principalmente os jovens dos países lusófonos que chegaram à cidade de Viseu para estudar, principalmente no ensino superior, que chega à meta de uma verdadeira missão eclesial, neste dia 18 de julho de 2021.

Uma festa com um misto de ação de graças e de despedida, sempre no horizonte do verdadeiro serviço eclesial. Gratidão, Memória, Recordação e Ação de Graças. Obrigado caríssimas irmãs por toda a semente de bem e esperança que semeastes no coração de tantas pessoas nesta cidade e Diocese de Viseu.

O salmo 22 serve-nos de tema e inspiração, de estímulo para vivenciar plenamente o fundamento da nossa relação com Deus. “O Senhor é meu pastor: nada me faltará” (Sl 22).

É o Bom Pastor que chama e envia, sacia e mata a fome e a sede da nossa existência, porque só Ele prepara a mesa verdadeiramente para o seu povo.

Saciado no amor do Senhor com a força do Seu Espírito, mostra a sua “bondade e a sua graça há de acompanhar-nos todos os dias da nossa vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre”.

Eis a promessa do Senhor e o desafio que nos lança a todos. “Pela vossa perseverança, salvareis as vossas almas”.  Que o Bom Pastor vos guie sempre pelas estradas da esperança e do bem.

Cristo veio anunciar a boa nova da paz, para que todos tenham vida.

O coração do Mestre deixa-se tocar sempre pela fragilidade, pelo abandono em que se encontram as pessoas no meio das dificuldades, que experimentam. Por isso o coração do Bom Pastor é sempre rico de misericórdia, cheio de compaixão, de proximidade e empatia pelo seu rebanho. Só Ele nos conduz à vida nova, a pastagens verdejantes.

Rezemos ao Bom Pastor e ao Imaculado Coração de Maria, pedindo o dom de novas vocações para a Igreja.

Rezemos muito para que esta celebração seja motivo para muitos jovens dizerem sim a Deus. Rezemos para que as Religiosas do Sagrado Coração de Maria tenham muitas vocações. Rezemos para que as muitas alunas que estudaram no seu Colégio ou frequentaram o seu Lar sejam felizes com as suas famílias, agradeçam a Deus este bem maior que receberam na educação dos verdadeiros valores, no sentido jovem do viver a vida, a fé e no testemunho que receberam de tantas irmãs que as ajudaram no projeto da sua formação integral. De todo o coração em meu nome pessoal e em nome da Diocese de Viseu agradeço a Deus com gratidão evangélica a presença das Irmãs ao longo de 150 anos em Portugal e quase 90 na nossa cidade de Viseu. Que Deus vos recompense por tanto bem realizado, por tão grande sementeira e pelo testemunho de vida colocado no coração de tantas gerações de jovens, a quem ajudastes a sonhar a vida e a encontrar um mundo novo.

Sonhemos para que o vosso lema deixe no coração de todos a alegria de uma vida sonhada e vivida numa vocação de plena consagração que semeou esperança para que todos “tenham vida” em abundância.

Foi uma bênção a vossa presença e testemunho, que marcará para sempre de um modo maravilhoso e extraordinário a vossa passagem pelas terras de São Teotónio e da Beata Rita Amada de Jesus. Um obrigado beirão e sincero.

Que o Coração Imaculado de Maria vos recompense e faça frutificar por muitos anos no nosso coração e na vida desta Diocese a frescura e a autenticidade do vosso Carisma. Que lá no Céu o padre Jean Gaillac e as vossas santas fundadoras, intercedam junto de Deus por vós e por cada um de nós, que com sentimentos de perda vemos encerrar uma comunidade, que tão positivamente marcou a juventude e os cristãos desta Diocese. Estou vos muito grato como Bispo, rezo por vós e peço a Deus que vos abençoe, acompanhe sempre e fecunde no caminho do verdadeiro serviço e santidade. Ámen!

 

Paróquia do Coração de Jesus, 18 de julho de 2021

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: