A alegre missão de ser jovem cristão, levou milhares de jovens europeus com os seus Bispos e animadores a Santiago de Compostela. Fazer o caminho de Santiago é algo que toca profundamente os jovens e a sua vida espiritual.

No testemunho do apóstolo São Tiago encontramo-nos com Jesus Cristo, que diz a cada um de nós: “Tu segue-Me”.

À imagem de uma Jornada Mundial da Juventude, o programa da “PEJ”, incluiu momentos de oração, concertos, encontros temáticos e propostas festivas e culturais ao longo de seis dias em vários pontos da cidade de Santiago de Compostela.

Os jovens da Europa peregrinaram a Santiago de Compostela e viveram o fim de semana passada juntos com grande entusiasmo a realização da “PEJ” 2022, presidida pelo Delegado Pontifício, Cardeal D. António Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima. Foi um encontro onde participaram jovens de toda a Europa com especial relevo para os espanhóis, portugueses, italianos, alemães, ingleses e de outros países que fizeram daquele lugar um encontro com Jesus Cristo, a Igreja e consigo mesmos.

Foram dias maravilhosos de convívio, de festa, de celebrações, de catequeses, de oração, de testemunho, salientando de modo particular o momento da abertura oficial do “PEJ” no Convento de São Domingos com a presença das autoridades eclesiásticas e civis e a presença de muitos jovens europeus.

Seguiu-se uma caminhada festiva com os jovens pelas ruas da cidade dando testemunho da sua fé, terminou com uma celebração e saudação ao apóstolo São Tiago na Catedral.

Momento alto foi a vigília de oração no sábado à noite no Monte do Gozo com a presença de milhares de jovens. A Eucaristia de encerramento presidida pelo Delegado do Papa Francisco, foi muito participada pela assembleia e no fim os jovens fizeram o compromisso de no próximo ano de 2023 marcarem presença em Lisboa nas JMJ.

Com o lema “Jovem levanta-te e sê testemunha, Santiago espera por ti”, decorreu este encontro de jovens europeus. Foi um evento cheio de beleza, de festa, de música, de cor e de partilha que interpelou os jovens, os adultos, os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, os consagrados e os leigos a seguir Jesus, como aconteceu com o apóstolo São Tiago, o primeiro a dar a vida por Cristo, bebendo do seu cálice.

Este encontro foi um ensaio com os jovens e seus animadores para fazermos tudo nas nossas dioceses e aproveitarmos as JMJ para chamar os jovens para um encontro com Cristo, o amigo único e irrepetível.

Segundo a organização marcaram presença 55 Bispos de Espanha, Itália e Portugal, 370 sacerdotes e 400 consagrados, além de centenas de voluntários e milhares de jovens. A delegação portuguesa, contou com cerca de 250 participantes.

Valeu a pena caminhar para Santiago! Rezemos para que a peregrinação produza muitos frutos em benefício do bem maior dos jovens da nossa Diocese de Viseu.

Caros jovens, convoco-vos para caminharmos rumo a Lisboa no próximo ano e participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Coragem o desafio é para todos!

† António Luciano,
Bispo de Viseu