Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

“Jesus percorria todas as cidades e povoações, ensinando nas suas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades (…). Ao ver as multidões, compadeceu-se profundamente delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9, 35-36).

Ao aproximar-se o final do Ano Pastoral e na preparação do próximo, tendo presente o maior bem do povo de Deus, o cuidado pastoral do rebanho, pede-nos que sejam providas de pastores as comunidades cristãs que nos estão confiadas. As nomeações dos sacerdotes que irão presidir, orientar e animar as paróquias e serviços diocesanos, devem assumir com espírito de caridade fraterna, solicitude pastoral o múnus que lhes é confiado.

Convido todos os diocesanos e responsáveis pelas comunidades paroquiais e serviços a rezar com espírito de fé e de disponibilidade interior a Deus, para que ajude através da missão da Igreja as necessidades do seu povo.

A mudança de presbíteros e as nomeações dos párocos e leigos para assumir responsabilidades nos mais diversos serviços é sempre um acontecimento eclesial, revelador da vitalidade da vida cristã de uma Diocese, conduzida pelo Espírito Santo.

As mudanças são necessárias na Igreja e fazem parte de um processo de renovação, de um caminho sinodal juntos, de uma experiência de escuta, de acolhimento, de disponibilidade, de diálogo e discernimento, que os pastores devem fazer ao ser enviados em missão.

Conscientes da realidade e da necessidade de sacerdotes, escutemos as palavras de Jesus: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9,37-38).

Rezemos todos juntos e peçamos a Jesus o aumento de vocações sacerdotais e de consagração na Igreja.

A Igreja presente no mundo, congrega o povo de Deus em comunidades, que precisam de sacerdotes zelosos e solícitos, que como verdadeiros pastores conduzam, guiem e orientem as pessoas na fé, segundo o ideal do Evangelho.

No contexto cultural e eclesial, onde a indiferença religiosa e o individualismo vivem juntos, a diminuição acentuada do clero, a crise de vocações sacerdotais e a descristianização das paróquias, é dever do Bispo, enquanto pastor e pai distribuir os sacerdotes e diáconos na Diocese, com a finalidade de responder às necessidades pastorais do povo de Deus.

Depois de um tempo de reflexão, de escuta, de oração, de consulta, de aconselhamento e de diálogo, feito o devido discernimento, para glória de Deus, bem da Igreja, fazemos publicar as nomeações.

Agradeço a disponibilidade, a colaboração, a oração e o compromisso de todos os que são envolvidos neste processo de mudança e peço para eles e suas comunidades saúde e paz. Que Deus recompense a todos em graças a sua disponibilidade, generosidade e dedicação à Igreja.

Por último, apresento uma palavra de muita gratidão e reconhecimento, em meu nome pessoal e da Diocese a todos os sacerdotes, que por razões de saúde ou de idade, deixam o exercício pastoral nas paróquias que serviram com tanto zelo e diligência. Aos que deixam algumas comunidades e aceitaram o desafio de pastorear outras, peço que o façam com espírito de fidelidade a Jesus Cristo, o Bom Pastor, ajudados com a proteção de Nossa Senhora, de São José e de São Teotónio, contribuam para o crescimento do Reino de Deus e a renovação da Igreja Diocesana.

Havemos por bem nomear:

  1. O Reverendo Padre Carlos Martins Casal, Pároco de Abraveses, Reitor do Seminário Maior de Viseu, Diretor e Assistente Espiritual do Colégio da Via-Sacra e Assistente Espiritual da Fundação de S. José, do Arciprestado de Viseu Urbano, em acumulação com o cargo de Vigário Geral da Diocese.

Agradecemos ao Reverendo Padre António Henrique Ribeiro de Sousa o trabalho pastoral realizado como Pároco de Abraveses, Reitor do Seminário de Viseu, Diretor e Assistente Espiritual do Colégio da Via-Sacra e Assistente Espiritual da Fundação S. José de que o dispensamos.

  1. O Reverendo Padre César Martinho Duarte Catarino, Pároco de Povolide, Arciprestado de Viseu Rural, em acumulação com as paróquias de Pindo, Germil, Lusinde, Mareco e Notário do Tribunal Eclesiástico.

Agradeço a título póstumo, ao Reverendo Padre António Batista Lopes todo o trabalho realizado na paróquia e como Presidente do Centro Social Paroquial com tanto zelo e dedicação.

Agradeço ao Reverendo Padre Manuel Alberto Henriques de Figueiredo todo o trabalho realizado como Vigário Paroquial de Povolide, de que o dispensamos. Agradeço aos Frades Franciscanos Conventuais e outros sacerdotes diocesanos e religiosos todo o trabalho realizado na paróquia.

  1. O Reverendo Padre Ermelindo Cardoso Ramos, Pároco de Ferreira de Aves, do Arciprestado do Dão, em acumulação com as paróquias de Águas Boas e Forles. Fica dispensado do cargo de Vigário Paroquial da mesma paróquia, agradecendo-lhe todo o trabalho realizado.

Agradeço ao Reverendo Padre Nuno da Gama Osório Amador, por todo o trabalho realizado na paróquia de Ferreira de Aves, Arciprestado do Dão, ao longo de mais de cinco décadas de serviço dedicado, com zelo e abnegação ao povo de Deus e às instituições. Foi um grande missionário dedicando a sua vida à construção de novas Igrejas. Fica dispensado da paróquia a seu pedido ao abrigo do cânone 538, parágrafo 3º.

Dispensamos o Reverendo Padre Carlos Miguel Nunes Pereira Monge do cargo de Vigário Paroquial da paróquia de Ferreira de Aves e de Mioma, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

  1. O Reverendo Padre Virgílio Marques Rodrigues, Pároco de Santa Comba Dão, Arciprestado de Besteiros, em acumulação com as paróquias de Nagosela, São Joaninho e Treixedo. Das outras paróquias de que era pároco “In Solidum” com o Padre Carlos Martins Casal fica dispensado.

Agradeço ao Reverendo Padre Carlos Martins Casal o trabalho realizado nas paróquias de Santa Comba Dão, Couto do Mosteiro e Vimieiro de que fica dispensado.

  1. O Reverendo Padre Carlos Manuel de Matos Rodrigues, Pároco das paróquias de Couto de Mosteiro e de Vimieiro, Presidente do Centro Social Paroquial de Couto de Mosteiro e de Vimieiro, Arciprestado de Besteiros, em acumulação com as paróquias de Óvoa, Pinheiro de Ázere e São João de Areias.

Agradeço ao Reverendo Padre Carlos Casal todo o trabalho realizado como pároco na paróquia de Couto de Mosteiro, Santa Comba Dão e Vimieiro e de pároco “in solidum” das paróquias de Nagosela, São Joaninho e Treixedo, Óvoa, Pinheiro de Ázere e São João de Areias como pároco “in solidum” de que fica dispensado.

  1. O Reverendo Padre Jorge Luís Gomes Lopes, Pároco de São João de Lourosa, Arciprestado de Viseu Rural. Continua como Assistente Espiritual do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Agradeço ao Reverendo Padre José Marcelino Pereira o trabalho realizado como Administrador Paroquial desta paróquia de que fica dispensado.

Agradeço a colaboração que nos foi dada pelos Missionários Combonianos, Frades Franciscanos Conventuais e outros sacerdotes que colaboraram nos serviços da paróquia ao longo deste ano pastoral.

  1. O Reverendo Padre Georgetown Leite Grangeiro, incardinado na Diocese de Santo Amaro, estado de São Paulo, Brasil em missão na Diocese de Viseu, com autorização do seu Bispo, Pároco das paróquias de Algodres, Fornos de Algodres, Casal Vasco, Cortiço, Infias e Vila Chã, Arciprestado da Beira Alta. Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres.

Agradeço ao Padre Jorge Luís Gomes o trabalho realizado como Pároco “In Solidum” (Moderador) de Algodres, Casal Vasco, Cortiçô, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, Fuinhas, Infias, Maceira, Muxagata, Sobral Pichorro e Vila Chã de que fica dispensado.

  1. O Reverendo Padre Mário Lopes Dias, Administrador Paroquial de Vila Maior e de São Félix, Arciprestado de Lafões, em acumulação com a paróquia de São Pedro do Sul, Várzea de Lafões e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul.

Agradeço ao Reverendo Padre António Marques Alexandre, todo o trabalho realizado nestas paróquias com zelo apostólico, das qual fica dispensado por motivo de saúde.

  1. O Reverendo Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, vai continuar os estudos em Teologia Bíblica na Universidade Gregoriana em Roma, para fazer o curriculum para o Doutoramento em Sagrada Escritura.

É dispensado do trabalho pastoral na paróquia de Abraveses, de Reitor do Seminário Maior, de Diretor e Assistente Espiritual do Colégio da Via-Sacra e de Assistente Espiritual da Fundação S. José, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

  1. O Reverendo Padre João Martins Marques, Vigário Paroquial das Paróquias de Chãs de Tavares, Travanca de Tavares, São João da Fresta, Abrunhosa à Velha, Quintela de Azurara, Cunha Alta, Freixiosa e Várzea de Tavares, Arciprestado da Beira Alta, confiadas ao cuidado pastoral do Reverendo Padre António José Clementino.

Agradeço ao Padre Georgetown Leite Granjeiro o trabalho realizado como Vigário Paroquial nas paróquias de Abrunhosa-a-Velha, Chãs de Tavares, São João da Fresta e Várzea de Tavares, de que fica dispensado.

  1. Direção da ACEGE para o triénio 2022-2025:

Presidente: José Lopes Coelho; Secretário: Rui Filipe Cardoso Carreto; Tesoureiro: Augusto Passos Oliveira; Vogais: Serafim Campos Silva, Carlos Alberto da Siva Santos.; Assistente Espiritual: Padre Manuel Alberto Henriques de Figueiredo.

  1. Direção do Movimento Educadores Católicos para o triénio 2022-2025

Presidente: Maria Alzira de Oliveira Marques Santos; Equipa: Carla Maria da Silva Almeida, Carla Marina Cerdeira Lopes, Carlos Alberto Cartaxo Lopes, Isabel Teresa Rodrigues Coelho Ferreira e Julieta de Jesus Costa; Assistente Espiritual: Padre João Dinis Lopes de Figueiredo

  1. Direção da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde para o triénio 2022-2025:

Presidente: Adelino da Silva Rodrigues; Vice-Presidente: Maria de Deus Queijo Barroco; Secretária: Margarida Maria Lopes Carvalho ; Tesoureira: Maria Rosa Bastos; Vogais: Rosa Maria Lopes Martins, Ana Maria dos Santos Coelho Seixas Silva, Luísa M. Borges Soares, Fernanda F. Santos Coelho Seixas, Maria Idalice T. Ferreira, Susana Marisa L. Pais Batista, Paula Maria Alegria Pinho, Odete de Jesus Ferreira Martins, Felisbela Preciosa Gomes Vaz, Maria Helena Santos Lage Oliveira; Mesa da Assembleia Geral: Presidente: Olivério de Paiva Ribeiro; António Lídio Rodrigues Lemos, Fernando Ferreira Pina, Carlos Manuel de Sousa Albuquerque, Maria Olinda Preto Martins. Conselho Fiscal: Madalena de Jesus Cunha Nunes, Ana Maria Lopes Caseiro, Rosa Fátima P. Lacerda Vasconcelos, Maria Teresa Cunha Santos, José Batista Coelho, Olga Maria de Jesus Coelho Santos; Assistente Espiritual: Padre João Pedro Ferreira Cardoso

 

     Viseu, Memória de São Domingos, 8 de agosto de 2022
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: