Observatório Pastoral

Evangelizar as pessoas não esgota o mandato confiado por Cristo à Igreja. É necessário evangelizar também a consciência de um povo, o seu “ethos”, a sua cultura. (…) Se a não-crença é também um fenómeno cultural, a resposta da Igreja deve também ter presente as problemáticas da cultura de cada sociedade e país.

Evangelizar a cultura aponta a fazer com que o Evangelho impregne a realidade concreta da vida das pessoas. «A pastoral deve assumir a tarefa de plasmar uma mentalidade cristã na vida quotidiana» (“Ecclesia in Europa”, 58). Mais do que convencer, este anúncio, no coração das culturas, aponta a preparar um terreno favorável à escuta, uma espécie de pré-evangelização. Se o problema fundamental é a indiferença, a primeira e irrenunciável tarefa é atrair a atenção, suscitar o interesse das pessoas.

O testemunho público dado pelos jovens que participam nas Jornadas Mundiais da Juventude é um acontecimento que suscita surpresa, maravilha e atenção, de tal maneira que interpela os jovens tantas vezes privados de pontos de referência e de motivações religiosas. (…) As Jornadas ajudam, de maneira particular, a mudar uma falsa visão da Igreja, considerada instituição opressora, envelhecida e decadente.

Os movimentos e as associações de cristãos ativos da esfera pública, nos meios de comunicação social, e também junto do governo, contribuem para desenvolver uma cultura diversa da dominante, não só a nível intelectual, mas também concreto. Viver em plenitude o mistério de Cristo e propor maneiras de viver, inspiradas pelo Evangelho, continua a ser o testemunho privilegiado dos cristãos no coração do mundo.

A promoção de acontecimentos públicos sobre os grandes temas da cultura favorece os contactos e o diálogo pessoal com aqueles que trabalham nos diversos âmbitos da cultura, e constituem uma maneira significativa de presença pública da Igreja.

Os colóquios em torno ao cinema, com entidades laicas ou de outras Igrejas cristãs, são exemplos de encontro nos quais emerge a capacidade da linguagem cinematográfica de veicular, com a força das imagens, valores espirituais capazes de fecundar as culturas. Estes encontros, também sobre outras artes, permitem assegurar uma presença cristã na cultura, valorizam as potencialidades da arte e criam espaços de diálogo e reflexão. (…)

Os meios de comunicação social jogam, na cultura dominante, um papel fundamental. A reviravolta epocal que os meios de comunicação social estão a produzir na vida das pessoas exige um compromisso pastoral adequado. (…)

Sabemos que não basta falar para se ser compreendido. É pedido um grande esforço para utilizar a linguagem das pessoas de hoje, para partilhar as suas expetativas e responder-lhes com sinceridade e com um estilo acessível (…).

Assegurar a presença da Igreja na vida pública, em diálogo com os não crentes, permite criar uma ponte entre a mensagem evangélica e a vida quotidiana, mensagem que não deixa de suscitar interrogações e, muitas vezes, revelar o invisível no coração do visível. Saindo do santuário para ir para as praças, os cristãos testemunham publicamente, sem publicidade, a alegria de acreditar e a importância da fé para a sua vida.

Conselho Pontifício da Cultura
CategoryDiocese, Pastoral