A Diocese de Viseu cumpre o dever de informar que o Rev. Padre Daniel Lopes dos Santos partiu para o descanso eterno junto do Pai, a 11 de outubro, na Casa paroquial de Vila Chã de Sá, onde residia.

Agradece a Deus o dom do ministério sacerdotal concedido a este sacerdote, vivido durante um longo período da sua vida em diversos serviços, nos Seminários da Diocese, junto dos alunos e jovens que acompanhou, na Pastoral Vocacional, em diversos movimentos dos quais foi assistente e nas comunidades de Fail e Vila Chã de Sá de que foi Pároco.

Agradecemos o seu exemplo e testemunho no Presbitério, na sua humildade e entrega de serviço aos outros. Apresentamos os nossos pêsames à sua família e pedimos ao povo de Deus a oração pelo seu eterno descanso e que seja também mediador de aumento das vocações sacerdotais na Diocese e empenhamento de trabalho pastoral com os jovens.

No dia 12 de outubro às 16 horas e 30 minutos será celebrada Eucaristia exequial, presidida pelo Bispo da Diocese, na Igreja Paroquial de Vila Chã de Sá.

Elementos biográficos do Padre Daniel Lopes dos Santos:

Natural de Campanário, freguesia de Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, onde nasceu a 11 de abril de 1927.

Filho de Augusto Lopes dos Santos de de Gracinda Fernandes de Bastos.

Foi ordenado Presbítero na Sé de Viseu a 17 de junho de 1951.

De outubro de 1951 a outubro de 1963 foi Prefeito e Professor no Seminário Menor de S. José em Fornos de Algodres. De 1959 a 1963 foi Assistente Regional da Ação Católica e Arcipreste do Arciprestado de Fornos de Algodres.

De outubro de 1963 a outubro de 1968 foi Professor: no Colégio da Via-Sacra, em Viseu; no Seminário Maior de Viseu e no Seminário das Missões (Missionários Combonianos), em Viseu.

Desde dezembro de 1968 foi Assistente Diocesano das Equipas Diocesanas da J.A.R.C., da J.A.R.C.F., da L.E.C. e da F.A.S..

Trabalhou ainda na Pastoral Vocacional da Diocese de Viseu.

Foi Professor de Religião e Moral na Escola Preparatória de Viseu (atual Escola Básica Grão Vasco), desde o início desta escola, até ter atingido a idade da reforma.

Foi nomeado Pároco das paróquias de Faíl e de Vila Chã de Sá a 28 de abril de 1996, funções que exerceu até 8 agosto de 2016; a partir desta data exerceu as funções de Vigário Paroquial nestas paróquias.

CategoryDiocese