Observatório Pastoral

O Programa pastoral lançado pela Diocese de Viseu para o presente ano 2022-2023 tem como lema: “Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a caminho”. Alicerçado no itinerário de Iniciação cristã (Batismo, Eucaristia, Confirmação), mais concretamente, a partir do sacramento do crisma, este instrumento de trabalho oferece as linhas orientadoras para o agir pastoral para as comunidades do nosso território.

Na carta pastoral que integra este programa, o nosso Bispo, D. António Luciano, apresenta a sua visão para a Diocese de Viseu e convida a escutar com docilidade o Espírito Santo.  Objetiva o prelado:

«Escutar a Palavra de Deus e receber o Espírito Santo é o maior dom concedido àqueles que têm a alegria de deixar tudo para seguir Jesus. (…) A dimensão da escuta, tornou-se uma exigência pastoral e um desafio no caminho sinodal, que todos os batizados devem fazer. Os verbos acolher, escutar, dialogar e confiar são muito importantes para criar uma relação eclesial saudável numa dinâmica sinodal entre os membros do povo de Deus. (…)

O caminho de renovação pastoral da Igreja deve centrar-se no conteúdo dos sacramentos da iniciação cristã de forma a valorizar o desafio comunitário da fé e a alcançar a verdadeira maturidade eclesial.  (…)

O triénio pastoral iniciado em 2019 teve como objetivo fundamental proporcionar uma reflexão sobre os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Confirmação. O sacramento do Batismo, como porta de entrada na vida divina, faz-nos o desafio para viver um “Caminho de Santidade”; alicerçado no sacramento da Eucaristia, banquete e refeição onde Cristo se oferece como alimento para a vida eterna. (…) No novo ano pastoral a reflexão deve centrar-se no sacramento da Confirmação e ajudar os jovens a percorrer o horizonte rumo às Jornadas Mundiais da Juventude do próximo ano 2023.

O projeto pastoral deve colocar o Espírito Santo, “alma da Igreja”, no centro da vida espiritual de todos os batizados, enquanto sujeitos e agentes da pastoral na Igreja.

Esperamos que seja uma oportunidade para “caminhar juntos” e refletir sobre a importância do sacramento da Confirmação na vida da Igreja e dos jovens em crescimento para a maturidade da fé. (…) Com o empenhamento pastoral e o esforço de todos: sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, catequistas e animadores, ajudemos os jovens a despertar para as coisas do alto e a manifestar o desejo de sede de Deus.

Num ano especial de graça, dando ênfase à catequese, que conduz à celebração do sacramento da Confirmação num percurso de dez anos de catequese, devemos valorizá-lo e concretizá-lo com êxito.

Numa situação em que a catequese tenha sido interrompida, exija-se pelo menos um ano de formação catequética com um programa bem elaborado com dinamismo catecumenal sério que leve ao compromisso da fé e à integração plena na comunidade e vida da Igreja.

O compromisso na busca da verdade e da seriedade na fidelidade ao Evangelho, requer que ninguém seja admitido ao sacramento da Confirmação, sem a realização desta caminhada de formação cristã. Esta é uma responsabilidade pastoral, que deve ser assumida por todos os pastores e fiéis. Devemos todos cumprir os requisitos que o ritual da Iniciação Cristã nos propõe para viver este itinerário catequético.

Vigararia da Pastoral
CategoryDiocese, Pastoral