
A Diocese de Viseu cumpre o dever de informar que o Rev. Cónego José de Albuquerque Leitão foi chamado por Deus a participar no banquete do Reino eterno, a 10 de outubro, partindo na Residência onde viveu os últimos 10 anos da sua vida. Agradece a Deus o dom do ministério sacerdotal concedido a este sacerdote, vivido durante um longo período da sua vida em diversas comunidades onde semeou a Palavra de Deus, celebrou os Sacramentos e convidou o Povo de Deus pela oração, pelo exemplo e pelo testemunho, a viver com autenticidade a vocação cristã, entregando-se sempre com zelo e equilíbrio às causas da pastoral da Igreja. Já como Pároco da Sé e membro do Cabido viveu um período de dinamismo pastoral, onde fundou a Cáritas Paroquial de Santa Maria, dinamizou a paróquia, impulsionou a construção da igreja do Bairro de Gumirães, enquanto assumiu a responsabilidade de Arcipreste e membro do Secretariado Central de Coordenação Pastoral da Diocese de Viseu.
Agradecemos o seu exemplo e testemunho no Presbitério, enquanto membro do Cabido e Pároco na nossa cidade. Apresentamos os nossos pêsames à sua família e pedimos ao povo de Deus a oração pelo seu eterno descanso e que seja também mediador de aumento das vocações sacerdotais na Diocese.
Elementos biográficos do Cónego José de Albuquerque Leitão:
Nasceu em Viseu (freguesia e paróquia de Viseu Oriental, atualmente paróquia de S. José, freguesia de Viseu) a 9 de agosto de 1932.
Filho de Joaquim Loureiro Albuquerque e de Maria Clotilde de Jesus Leitão.
Foi ordenado Presbítero na Sé de Viseu a 31 de julho de 1955.
Foi coadjutor na paróquia de Nelas desde setembro de 1955 a outubro de 1956.
Foi Pároco de Dornelas e de Vila Longa desde 1 de janeiro de 1957 a 31 de dezembro de 1960.
Foi Pároco de Tonda de 1 de janeiro de 1960 a 8 de dezembro de 1988.
Foi Arcipreste do Arciprestado de Tondela de dezembro de 1979 a dezembro de 1988.
Foi Pároco de Santa Maria (em Viseu) de 8 de dezembro de 1988 a outubro de 2012.
No mesmo período foi também capelão da igreja da Misericórdia (em Viseu).
De 1989 a 1995 foi Arcipreste do Arciprestado Urbano de Viseu.
De 1991 a 1994 foi membro do Secretariado Central de Coordenação Pastoral da Diocese de Viseu.
Foi nomeado Cónego da Catedral de Viseu a 18 de fevereiro de 1996.
A sua residência depois de ter sido dispensado do trabalho paroquial passou a ser a Residência Rainha D. Leonor, em Viseu, onde veio a falecer no final da manhã do dia 10 de outubro de 2022.
O féretro estará na Sé de Viseu a partir das 14 horas do dia 11 de outubro. Aí será celebrada a Eucaristia exequial às 16 horas e 30 minutos, presidida pelo Sr. Bispo de Viseu e concelebrada pelos membros do Cabido e demais sacerdotes e diáconos da diocese.