O nosso Programa Pastoral Diocesano com o tema: “Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a caminho”, inicia com a minha Carta Pastoral “Confirmados pelo Espírito Santo” ajuda-nos a refletir sobre o Sacramento do Crisma e a ação do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade na nossa vida pessoal e comunitária. A abertura solene do nosso Ano Pastoral de 2022-2023, vai ocorrer no próximo domingo dia 9 de outubro de 2022 às 15,00 horas no Claustro da Sé de Viseu. Não faltemos ao convite que nos está a ser feito e rezemos para que seja um verdadeiro evento sinodal e eclesial.

Vamos viver um ano dedicado ao Espírito Santo e ao acompanhamento dos jovens, que estão a fazer a preparação para a celebração do Sacramento do Crisma na valorização do itinerário da iniciação cristã.

Este será um tempo intenso de graça, de acompanhamento, reflexão, oração e celebração com os jovens da nossa diocese em caminho para a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa no próximo ano.

Este é um caminho de fé, uma missão importante para cada um de nós e para as nossas paróquias. Uma experiência sinodal única, que todos devemos experimentar, deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, que nos confirmou na fé.

A fé em Deus uno e trino, enche a nossa vida de dons espirituais, de confiança e de alegria, de modo especial, quando nos sentimos animados e vivificados pelo Espírito Santo, o Senhor que dá a vida.

A Igreja é obra do Espírito Santo. Ele desceu solenemente no dia de Pentecostes em forma de línguas de fogo sobre os apóstolos reunidos com Maria em oração no Cenáculo de Jerusalém.

Cheios de medo e de timidez, rezavam com as portas do Cenáculo fechadas. Veio o Espírito Santo e tudo mudou nas suas vidas, abrindo-lhes o coração ao entendimento e à vida nova. Ficam cheios dos seus dons e começam a dar testemunho da vida, morte e ressurreição de Jesus, anunciando com coragem a boa notícia da salvação a todos os homens.

A ação de Espírito Santo conduziu sempre em todos os momentos da história os passos da Igreja peregrina. Entre noites sombrias e escuras, dias cheios de esperança e resplandecentes de luz, a Igreja avança sem cessar animada pelo Espírito Santo, peregrina com os jovens a caminho, rumo às Jornadas Mundiais da Juventude de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa.

A corrente de graça que o Espírito Santo quer realizar em todos os fiéis da nossa diocese ao longo deste ano pastoral, é um dom que vem do céu para transformar as nossas vidas, as nossas comunidades e fazer da vida cristã dos fiéis, uma vida conduzida segundo o Espírito Santo:

– Aceitar Jesus como Senhor e Salvador e entregar-lhe tudo o que somos e temos e o que temos: inteligência, vontade, amizades, trabalho, família, projetos, amigos, saúde, doença, morte; amá-lO acima de tudo e sentirmo-nos amados e perdoados por Ele; crer e saber que Ele nos reconciliou com Deus.

– Viver uma vida debaixo do poder do Espírito. O Espírito deve encher essa vida de amor e de graça, de santidade e de plenitude, de dons e de carismas.

– Viver para os outros, no amor e na entrega a todos os homens, aceitá-los e querer-lhes como irmãos, como filhos do mesmo Pai.

– Viver uma vida que produza frutos abundantes: amor, oração, louvor, escuta da palavra, evangelização, ajuda aos necessitados, fidelidade ao Senhor a todo o momento.

O Espírito Santo quer levar a todos os homens esta vida de plenitude e de graça, concedendo-lhes os dons da sabedoria, entendimento, fortaleza, conselho, ciência, piedade e temor de Deus.

Através do Espírito Santo e dos seus dons a Igreja conserva uma vitalidade sempre jovem, que quer oferecer a cada um de nós em todo o tempo e lugar. A Igreja precisa da graça de um novo Pentecostes para se renovar; necessita do fogo do Espírito Santo nos corações, da palavra de Jesus nos lábios, da profecia da esperança no olhar. A Igreja necessita de ser templo do Espírito Santo, precisa da pureza total e da retidão, precisa da graça e da vida interior para construir os novos céus e a nova terra.

Homens cheios de vida, vós jovens, vós almas consagradas, irmãos no sacerdócio, leigos, catequistas, educadores católicos, animadores da pastoral, famílias cristãs dizei sempre e em todo o momento: Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra.

Porque o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza e reza em nós com gemidos inefáveis, imitando Maria, que se levantou e pôs-se a caminho ao encontro de sua prima Isabel para a servir. Com a Senhora do Rosário rezemos todos juntos.

Vinde Espírito Santo e renovai a Igreja,

Em caminho sinodal, com todos os jovens,

Vinde Espírito Santo animai a minha alma,

E renovai a vida interior de todos os batizados.

Vinde Espírito Santo, mestre de santidade

Dizei-me o que devo dizer e ensinar,

Vinde Espírito Santo, Paráclito e Consolador,

Dizei-me o que devo amar e rezar hoje.

Vinde Espírito Santo, ensinai-me a louvar,

Como Maria o meu Senhor,

Para dar a maior glória a Deus,

E promover o maior bem dos meus irmãos.

Ámen!

† António Luciano, Bispo de Viseu