Diz a sabedoria popular: “Ano Novo, vida nova”. Assim o esperamos.

Um desejo que nos enche a alma de gozo e alegria, no limiar do nascer do novo ano de 2023. Terminadas as festas natalícias, os cristãos são convidados a entrar no “Tempo Comum” da liturgia com a esperança de um novo ano, prelúdio favorável a uma vida nova, marcada pelo encontro com Jesus no presépio de Belém.

Acolher em cada dia o presente para construir um mundo melhor, inspira o nosso caminhar na esperança ao longo deste ano civil na certeza de que Deus está no meio de nós. “O Senhor abençoará o seu povo, o Senhor abençoará o seu povo na paz”.

Jesus Cristo, no mistério da Epifania, revelou-Se aos gentios como luz, que ilumina a terra inteira. Os três Magos viram a luz de Deus, na estrela, que brilhou no Oriente e vieram com presentes adorar o Senhor. Todos somos chamados à vivência da fé, à adoração e contemplação do Senhor. A revelação de Jesus a cada um de nós acontece, sempre que em Igreja O procuramos com um coração pobre, humilde e sincero. Quando encontramos Jesus devemos adorá-Lo e levá-Lo connosco para a vida quotidiana.

Jesus, depois do Batismo no rio Jordão, deu início à pregação do Evangelho e anunciou o Reino de Deus presente no meio do Seu Povo.

Neste contexto deixo as seguintes perguntas para uma breve reflexão espiritual e pastoral. Como celebram os cristãos o dia do seu Batismo? Sabem o dia em que foram batizados? Temos consciência da importância dos Sacramentos da Iniciação Cristã na nossa vida de testemunho que somos chamados a dar como batizados?

A Igreja Sacramento universal de salvação, comunidade de fé, alimentada pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos, faz da oração uma oferta agradável a Deus, fazendo chegar ao céu como o incenso as nossas preces, preocupações e intenções. A oração leva ao coração de Deus os nossos pedidos oferecidos pelas necessidades pessoais, dos amigos, da Igreja e do mundo.

Tomada de posse de D. Armando como Bispo de Angra

Durante esta semana peço a todos os fiéis da Diocese de Viseu, uma oração particular pelas intenções do Senhor D. Armando Esteves Domingues, que, no próximo domingo dia 15 de janeiro de 2023, assume o governo da Diocese de Angra, nos Açores como Pastor Diocesano. Que Deus abençoe o seu ministério episcopal e o ajude a ser um Pastor bom e generoso junto do Povo de Deus, que o Papa Francisco lhe confiou. Como Igreja peregrina em Viseu apresentamos-lhe a certeza da nossa amizade e oração, pedindo a Deus um fecundo ministério episcopal junto do povo que agora acolhe.

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos

Ao aproximar-se a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro, desafio o povo de Deus, pastores e leigos a viver a fé na comunhão, participação e missão, rezando intensamente pela Unidade da Igreja e por todos os irmãos, que acreditam em Cristo. Espero que o empenhamento responsável de todos faça o “Movimento Ecuménico” produzir muitos frutos.

Celebração do Domingo da Palavra

Faço um apelo forte a todas as comunidades da nossa Diocese de Viseu, para que se empenhem com zelo e fé na celebração do Domingo da Palavra, que vamos celebrar festivamente no dia 22 de janeiro. Que a Palavra de Deus seja Luz a iluminar as nossas vidas e os nossos caminhos.

António Luciano,
Bispo de Viseu