Observatório Pastoral

A Ready to Help Viseu é uma associação juvenil de voluntariado, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo, como o nome indica, ajudar a população viseense. Atualmente é composta por estudantes universitários de todas as Instituições que lecionam em Viseu e por alunos do ensino secundário da cidade.

Criado em período de pandemia, o projeto ‘Ready To Help Viseu’ nasceu do sentimento de “impotência de querer fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que estavam com dificuldades” que assolou os estudantes da Universidade Católica Portuguesa – Viseu (UCP–Viseu). “Inicialmente estávamos a preparar algumas ações isoladas, mas rapidamente começamos a construir um projeto mais sólido, com várias vertentes de voluntariado”, explica Francisca Almeida, presidente da Direção da Associação.

Atualmente a Ready to Help Viseu passou de um Projeto para uma Associação Juvenil que participa nas áreas do voluntariado e de formação Jovem que atua em várias áreas, mas o foco do plano de atividades para 2023 é na área ambiental, no Lar Viscondessa São Caetano e no Centro de Deficientes Profundos de Santo Estevão.

No momento conta orgulhosamente com mais de 150 voluntários que partilham todos os mesmos valores: União, Partilha, Empatia, Entreajuda e, acima de tudo, Respeito. Os principais objetivos da associação são melhorar o relacionamento entre a sociedade e a comunidade académica, permitindo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar, reforçar a lealdade e cumplicidade dos colaboradores para com os valores e objetivos organizacionais, melhorar os níveis de integração e fidelização dos alunos, promover a responsabilidade social de toda a comunidade académica, incentivar o trabalho de voluntariado, de forma a que o mesmo seja continuo nas Instituições e contextos envolventes, sensibilizar a comunidade académica, os cidadãos e as organizações para o Voluntariado e divulgar projetos e oportunidades de Voluntariado.

Uma das iniciativas da associação para este ano é na aposta de uma bolsa de formação com temas diversificados para os voluntários. Funciona de forma mensal e cada mês, tem um tema diferente que será útil para a participação dentro do voluntariado e para o futuro dos jovens na sociedade. Exemplo disso são as formações que já aconteceram com os seguintes temas: conhecer a doença de alzheimer e outras demências, Voluntários do Futuro: Boas pessoas fazem bons Voluntários e Iniciação à Fiscalidade: Para a Vida Quotidiana.

Uma vez que o projeto é feito de jovens para jovens, há uma grande consciência que nesta etapa da vida dos voluntários têm-se uma grande falta de tempo, no entanto, a vontade de fazer voluntariado e de ajudar o próximo existe e o objetivo é tornar o voluntariado possível. Sendo assim as atividades da associação estão feitas para que os voluntários se possam inscrever naquelas que têm interesse e no horário que lhes é permitido.

Os Jovens estão unidos na ajuda à Comunidade.

Frei José Carlos – Pastoral Universitária de Viseu (PESV)
CategoryDiocese, Pastoral