A JMJ é um encontro do Papa com os jovens de todo mundo. É um acontecimento forte de evangelização dos jovens. Desta vez o encontro Mundial da Juventude vai celebrar-se em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 com a presença do Papa Francisco. Jovens de todo o mundo vão chegar a Portugal acompanhados dos seus bispos, sacerdotes, consagrados e animadores da Pastoral Juvenil. Todas as dioceses portuguesas estão preparadas para viver dias intensos de acolhimento nas Igrejas particulares. Todos estão motivados, paróquias, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, famílias de acolhimento, jovens, voluntários, COD, COPs, autoridades civis e forças de segurança, todos estão a organizar-se para tão grande encontro de fé e culturas. A JMJ são um meio privilegiado de encontro entre os jovens, de diálogo entre a Igreja e os jovens na sua forma de estabelecer uma comunicação relacional com os jovens de hoje. As JMJ são uma festa dos jovens e uma manifestação da juventude e da Igreja, para mostrar ao mundo de hoje a atualidade e a novidade da pessoa de Jesus Cristo. As JMJ são uma expressão visível da Igreja Universal, um sinal sacramental e eficaz da comunhão da Igreja, que reúne os jovens das diversas igrejas particulares, grupos, movimentos e associações com o desafio de proporcionar um encontro pessoal com Jesus Cristo. As JMJ traz desafios à Igreja que caminha em Portugal e a sua realização “é uma excelente notícia e é também a confirmação de algo que já esperávamos há muito tempo em Portugal porque as nossas 20 dioceses há muito que têm este sonho de ver uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal” (D. Manuel Clemente). O grande objetivo é proporcionar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo, para que este transforme as suas vidas. O evento deve suscitar a partir dos jovens uma experiência de Igreja católica universal como mistério de comunhão e sinal de unidade. A celebração de JMJ deve encorajar e promover o protagonismo dos jovens na Igreja como evangelizadores missionários de outros jovens. É um tempo de busca interior e de sonho vocacional. A JMJ de Lisboa deve valorizar a dimensão eclesial e sacramental da vida de fé dos jovens cada vez mais enraizada em Jesus Cristo, como testemunhas do Espírito Santo.  A Jornada Mundial da Juventude acontece num período em que a Igreja presente em Portugal tem vivido uma intensa atividade missionária e sinodal. A peregrinação dos símbolos pelas nossas dioceses e a preparação intensa para os dias nas dioceses e, a JMJ têm envolvido muito as nossas comunidades paroquiais, os jovens, as famílias de acolhimento, os voluntários e outros responsáveis orientados pelo COD e pelos COPs mediações imprescindíveis para atingir os objetivos esperados. Também neste aspeto a JMJ pode ser uma oportunidade única para repensar a Pastoral Juvenil em Portugal, através de uma “renovação criativa e flexível” das realidades eclesiais atuais, gerando novas formas de apostolado na Igreja e respostas atrativas de serviço para transformar a sociedade, de modo especial junto dos jovens, dos pobres e dos mais frágeis. Que a JMJ seja um caminho comum para todos na descoberta dos valores do verdadeiro humanismo e do Evangelho. Que a JMJ seja um desafio para peregrinar na santidade, não como um privilégio feito apenas por alguns, mas um caminho dirigido a todos os batizados. À distância de um mês para a celebração da JMJ, peço a todos: crianças, jovens, famílias e adultos, que rezemos o terço todos os dias, pedindo por intercessão de Maria, a Senhora da Visitação, que caminha connosco, a graça de bons frutos espirituais para a realização festiva da JMJ.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese