Terminaram as festas de Santo António, de São João Batista e de São Pedro e São Paulo, as chamadas festas dos santos populares, aproximando-se o período de descanso.

Chegou o verão o tempo das festas dos padroeiros, das romarias dedicadas a Nossa Senhora, que embelezam a vida dos cristãos dando alegria e sentido à vida e fé dos crentes.

A Igreja no mês de julho celebra muitas festas. Começamos com São Tomé, Santa Isabel de Portugal, Santa Maria Gorete, São Bento, Nossa Senhora do Carmo, Santa Maria Madalena, São Joaquim e Santa Ana, padroeiros dos avós e netos, São Lázaro, Santa Maria e Santa Marta e Santo Inácio de Loiola, que encerra um mês recheado de testemunho de vida e santidade de tantos homens e mulheres, que impressionam de modo positivo a vida dos cristãos.

Mas a festa de Nossa Senhora do Carmo aparece no dia 16 de Julho, como um marco e centro das festas neste tempo de férias, de descanso e de verão.

As férias são necessárias para descansar, mudar de ambiente, mas também para rejuvenescer as forças físicas, mas especialmente para proporcionarem um

revigoramento espiritual.

Contemplando a Virgem Maria, flor do Monte Carmelo, somos convidados a olhar para Maria de Nazaré como a Senhora do Sim, da Visitação, mas também a “Mãe de Jesus, que guardava todos os acontecimentos e palavras no seu coração”, para assim fazer a vontade de Deus e ser a verdadeira discípula do Seu Filho.

Nas aparições de Fátima em 1917, a Mãe de Jesus centrada no essencial revelou aos pastorinhos a riqueza do seu Coração Imaculado, dizendo: “O meu Coração Imaculado será o teu refúgio e o caminho, que te há de conduzir até Deus”.

O Evangelho revela-nos a riqueza do Coração Imaculado de Maria, mas também a grandeza do Coração infinito de Jesus, que se entregou na Cruz por todo o género humano.

O Coração de Jesus revela-se e manifesta-se ao Coração de Maria dizendo: “Porque me procuráveis, não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai”. O Evangelho fala-nos muitas vezes de Jesus, que se retirava para rezar no silêncio da montanha.

No Coração de Jesus aprendemos o que significa ser Filho de Deus, através da oração, da contemplação, da misericórdia e da missão como ensina a Regra de São Bento: “Ora et Labora”.

O Coração da Mãe de Jesus, guarda as palavras de Seu Filho e os acontecimentos da sua vida, no seu coração de Mãe, de modo a cuidar dos irmãos e discípulos de seu Filho em toda a sua peregrinação terrena.

Todos os santos que celebramos ao longo do mês de julho foram grandes devotos de Nossa Senhora, procurando imitar as suas virtudes e de tudo fazer o maior bem, como dizia Santo Inácio de Loiola para em “tudo amar e servir Jesus”.

Ao Coração Imaculado de Maria e à sua proteção, recorremos nos momentos difíceis e mais complexos da nossa vida e da nossa história, pedindo à Mãe do Coração Imaculado, que cuide de nós e nos conduza sempre no caminho que nos conduz a Deus.

Que por intercessão do Imaculado Coração de Maria e de todos os santos, tenhamos umas boas férias, alcancemos o fim da guerra e dos tormentos que agora vivemos.

† António Luciano,
Bispo de Viseu