Deus concedeu-me a graça de me deslocar a Londres nos primeiros dias de julho de 2023 para me encontrar com a Comunidade Católica Portuguesa.

O convite foi feito pelo Capelão dos emigrantes Padre Carlos Gabriel, natural da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, dirigido à Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, onde se integra o Serviço Pastoral com os emigrantes.

Foi um encontro com a comunidade católica de Londres onde se encontram muitos portugueses desde o Minho ao Algarve, passando pelas Beiras, Açores, com uma presença significativa da Madeira e da região centro do país, com um grande número da Diocese de Viseu.

Foram dias cheios a nível pastoral num contacto direto com aqueles que vivem na diáspora. Gostei de conhecer muitos emigrantes da nossa diocese de Viseu com os seus filhos que nestes dias foram crismados. No sábado dia 1 de julho às 14 horas na Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório, tivemos a celebração da Eucaristia e administração do Sacramento do Crisma a jovens e adultos num ambiente de fé e de festa que marcou a grande assembleia, reunida neste templo. Foi uma celebração marcada pelo entusiasmo e alegria dos jovens, oriundos da comunidade emigrante de Londres.

O programa repetiu-se no domingo dia 2 na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, onde pelas 14 horas foi celebrada a Eucaristia com administração do Sacramento do Crisma. Ali viu-se mais uma vez a vitalidade da comunidade Católica Portuguesa em Londres. O empenhamento do grupo de jovens que vai participar na JMJ em Lisboa, tem o apoio da Capelania, dos catequistas e da comunidade das Irmãs Vitorianas, que trabalham na Diocese de Westminster com jovens e adultos da comunidade portuguesa.

Fiquei contente com aquilo que vi e vivi durante estes dias com os cristãos emigrantes. Foi um encontro marcante da comunidade portuguesa com o Bispo de Viseu, que levou aos que vivem, trabalham e testemunham a fé cristã na cidade de Londres a presença de uma Igreja que se faz próxima e presente na vida dos emigrantes.

Vivi esta experiência como um dom de Deus e uma oportunidade eclesial e pastoral nestes dias que estive em Londres. Descobri comunidades católicas vivas, dinâmicas, laboriosas, acolhedoras e comprometidas com a vida da Igreja e com a promoção social da pessoa humana.

É interessante darmo-nos conta no terreno do modo como vivem, trabalham e funcionam estas comunidades no meio de um grande tecido humano e multicultural, que tem na raiz milhões de habitantes. São numerosas as diferenças culturais, religiosas, étnicas e sociais que os nossos emigrantes têm que enfrentar. Os emigrantes têm necessidade de ser acolhidos, ouvidos, integrados e ajudados quer na realização profissional, quer na vivência da sua fé. Uma Capelania Católica tem a missão de reunir, de congregar, de catequizar, de celebrar juntos a fé, pois como estrangeiros podem muitas vezes sentir-se ignorados e até à margem da própria sociedade.

A Igreja Católica através das Capelanias dos emigrantes realiza uma missão importante na integração e socialização das pessoas nos ambientes e comunidades onde vivem, preocupadas com o trabalho e o crescimento na fé e na educação dos filhos.

A missão da Igreja junto dos emigrantes deve ter serviços próprios com capacidade para o acolhimento e celebração da fé, privilegiando o trabalho pastoral de presença através do contributo das famílias, dos catequistas, dos agentes pastorais e dos jovens nascidos nesse país.

Encontrei uma comunidade viva, dinâmica, participativa, responsável e muito bem inserida na vida da Capelania Católica Portuguesa de Londres.

Foram momentos inesquecíveis junto de todos, quer nas celebrações Eucarísticas e do Crisma, quer nos encontros, convívios e refeições partilhadas juntos.

Agradeço a Deus por intermédio de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade a oportunidade que me foi dada de me encontrar com todos, com o capelão e o diácono permanente. Imploro do alto a saúde e a bênção para todos, sem esquecer ninguém.

Desejo a todos muitas felicidades e espero encontrar em Portugal os jovens que de Londres peregrinam para participar com o Papa Francisco em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude.

† António Luciano,
Bispo de Viseu