Venho, por este meio, participar o falecimento do Reverendo Cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho, sacerdote do nosso presbitério diocesano.

Faleceu no Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu, onde residia, no fim da tarde do dia 15 de novembro de 2023, com 94 anos. O Senhor Jesus, fonte de amor e de misericórdia, passou de novo no meio de nós para chamar para a Casa do Pai este nosso irmão sacerdote. Aliviado das suas dores e sofrimentos, deixa o seu convívio na terra dos vivos, para participar em plenitude no mistério Pascal de Cristo, Crucificado e Ressuscitado.

Agradeço ao Centro Sócio Pastoral, na pessoa do seu diretor, Cónego Miguel Abreu, a toda a sua equipa técnica, médicos, enfermeiros, funcionários e Irmãs Carmelitas Missionárias, todos os cuidados e atenção que tiveram para com o Senhor Cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho. Que Deus os recompense pelo serviço de proximidade e caridade.

Apresento os meus sentidos pêsames aos seus irmãos, cunhadas, sobrinhos, familiares e amigos, em meu nome pessoal e de todo o presbitério da Diocese de Viseu. Rezemos pelo seu eterno descanso. Agradeço a Deus o dom do seu ministério sacerdotal e o serviço prestado à Igreja Diocesana nas instituições e paróquias que serviu.

O Cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho nasceu na paróquia de Serrazes, a 17 de dezembro de 1928, no seio de uma família profundamente cristã, onde o testemunho dos seus pais e familiares marcaram o sonho da sua vocação sacerdotal e a vida testemunhada na vivência do ministério presbiteral.

Frequentou o Seminário Menor de São José, em Fornos de Algodres, e depois o Seminário Maior de Viseu. Foi ordenado sacerdote a 5 de julho de 1953, pelo Bispo da Diocese, D. José da Cruz Moreira Pinto.

Iniciou o seu múnus sacerdotal no seminário de São José, em Fornos de Algodres, como prefeito, ecónomo e professor, missão que exerceu posteriormente no Seminário Maior de Viseu, principalmente como professor no âmbito da filosofia. Durante breves períodos de tempo, foi também pároco de algumas paróquias, nomeadamente Ranhados, Fragosela, Quintela de Azurara, Freixiosa e Lordosa. Foi professor de religião e moral, capelão de algumas instituições e colaborador no tribunal eclesiástico. Enquanto membro do cabido, administrou durante vários anos a Sé de Viseu e foi cónego penitenciário.

Com uma vida mergulhada em Cristo e com profunda devoção a Nossa Senhora, aceitou com fé o sofrimento e as provações dos últimos anos de vida, sempre conformado com a vontade de Deus e na fidelidade à Igreja.

Amanhã, sexta-feira, a partir das 9:00, estará a ser velado na Sé de Viseu. Às 11:00, será aí celebrada a Eucaristia Exequial, a que presidirei. Finda a Eucaristia, seguirá para a igreja paroquial de Serrazes, onde será celebrada a Eucaristia às 15:00, ficando sepultado no cemitério local.

Rezemos pelo eterno descanso deste nosso irmão sacerdote, pelo conforto espiritual de toda a sua família e pelo aumento das vocações sacerdotais para a nossa Diocese.

Viseu, 16 de novembro de 2023

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

Notas biográficas

Nascimento a 17 de dezembro de 1928.
Ordenação Sacerdotal a 5 de julho de 1953.
De 1953 (outubro) a 1960 (setembro) – Prefeito, Ecónomo e Professor no Seminário de S. José, em Fornos de Algodres.
De 1960 a 1969 – Prefeito, Professor e Ecónomo no Seminário Maior de Viseu e Professor de Religião e Moral na Escola Preparatória de Viseu.
De 1961 a 1978 – Notário do Tribunal Eclesiástico de Viseu.
De 1971 a 1974 e de 1981 a 1983 – Professor de Religião e Moral na Escola C+S de Viseu.
De 1961 a 1970 – Capelão do Lactário-Creche de Nossa Senhora de Fátima.
De 1970 a 1982 – Capelão do Instituto Jesus, Maria e José.
De 1970 a 2006 – Capelão nas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.
De 1976 a 1994 – Notário no Processo de Canonização da Beata Rita Amada de Jesus.
De 1976 a 1981 – frequentou a Faculdade de Filosofia de Braga, onde obteve o grau de Licenciatura.
De 1981 a 1994 – Professor de Religião e Moral na Escola C+S de Abraveses.
De 1981 a 1982 – Professor de Filosofia no Curso de Ciências Religiosas.
De 1972 a 1973 – Pároco de Ranhados.
De 1981 a 1982 – Pároco de Fragosela.
Em 05 de Julho de 1982 – Nomeado cónego.
De 1982 a 2000 – Administrador da Sé de Viseu.
De 1997 a 2001 – Prefeito e Ajudante da Administração do Colégio da Via-Sacra.
De 1991 a 1994 – Membro do Conselho Presbiteral.
Em 18 de Dezembro 1997 – Nomeado Cónego Penitenciário.
De 1999 a 2000 – Pároco de Quintela de Azurara e de Freixiosa.
Em 1 de Agosto de 2002 foi nomeado por mais um triénio notário do Tribunal Eclesiástico Diocesano.
De março a outubro de 2005 – Pároco de Lordosa.
Durante a maior parte da sua vida ativa, foi professor no âmbito da Filosofia, no Seminário Maior de Viseu e vários anos também no Seminário Maior de Lamego
Falecimento a 15 de novembro de 2023.

CategoryBispo, Diocese, Igreja