A Jornada Diocesana da Juventude, que se vai realizar no dia 26 de novembro, no Colégio da Via-Sacra, em Viseu, vai ter como protagonistas os jovens e famílias que se envolveram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada este ano em Portugal, com a presença do Papa Francisco.

De acordo com Fernando Diniz Chapeiro, diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu e responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD), “todos os anos somos convidados pelo Papa Francisco a celebrar o Dia da Juventude, no dia de Cristo Rei, que este ano é dia 26 de novembro. Assim, na sequência da JMJ, faremos um encontro onde queremos escutar todos os que participaram neste evento e nos Dias na Diocese”.

Na Jornada Mundial da Juventude, realizada em agosto deste ano, em Portugal, a Diocese de Viseu esteve representada com cerca de mil jovens e 327 famílias de acolhimento.  O objetivo é que, com este encontro, os participantes possam dar o seu testemunho de como vivenciaram este acontecimento. “Vamos proporcionar uma tarde de partilha, onde nos propomos a escutar os jovens e as famílias, através dos seus testemunhos, tal como o Papa Francisco nos pede”, acrescenta.

Este encontro é aberto a toda a diocese. “No ano passado, juntámos 500 pessoas e queríamos manter este número ou ultrapassá-lo. São todos bem-vindos, em especial os jovens e as famílias”, realça.

Da parte da manhã, às 11:00, será celebrada a missa na Catedral, presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, com a particular presença dos Movimentos, Grupos e Obras Laicais.

Da parte da tarde, às 14:30, é feito o acolhimento dos participantes no Colégio da Via-Sacra. Segue-se a oração inicial com cânticos e, pelas 15:00, começam a ser dados os testemunhos dos jovens e das famílias, por paróquias, intercalados por momentos musicais. Pelas 16:15 é apresentado o Programa Pastoral Diocesano 2023-2026, com o tema: ‘Todos, Raízes da Alegria’. Uma hora mais tarde, o Bispo D. António Luciano fará o encerramento do encontro.

No final do dia, haverá um lanche convívio com os jovens, famílias, Movimentos e Congregações presentes.

Gabinete de Informação da Diocese de Viseu

CategoryDiocese, Pastoral, Viseu