Mais de 300 peregrinos vindos da Região Norte e Centro, a caminho de Fátima para as celebrações do 13 de maio, pernoitaram no Seminário Maior de Viseu, onde foram assistidos por dezenas de voluntários que se associaram ao Movimento da Mensagem de Fátima que, todos os anos, presta este apoio de 4 a 8 de maio.

Visivelmente cansados, receberam o auxílio necessário para regressarem à estrada, dado em várias vertentes, nomeadamente na área da saúde, com médicos, enfermeiros, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas e massagistas, provenientes da Escola Superior de Saúde de Viseu e do Instituto Piaget, bem como de profissionais da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS).

Também a vertente espiritual, tão importante neste percurso movido pela fé, foi assegurada com a celebração diária da eucaristia, mas também com palavras fraternas do Bispo da Diocese de Viseu.

O reconhecimento deste trabalho voluntário é feito pelos próprios peregrinos que dizem “ser muito bom”, estando “gratos por tudo o que fazem por eles”. João Teixeira, de 62 anos, residente em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, foi um dos que elogiou o trabalho dos voluntários. Confidenciou que esta é a sua 12.ª peregrinação e que, todos os anos, o grupo onde está inserido pernoita em Viseu. Conta que a primeira vez que fez peregrinação foi “por uma aventura e foi tão grande a emoção, quando chegou ao Santuário, que nunca mais parou”. Descreve a chegada a Fátima como “uma emoção muito forte, difícil de explicar”.

Simone Varandas, de 56 anos, e Marlene Peixoto, de 36 anos, vindas de Vila Real, foram duas das peregrinas que usufruíram, pela primeira vez, deste apoio, dado que são estreantes na peregrinação. Disseram que vão, este ano, por promessa a nossa Senhora de Fátima, de quem são devotas. Para uma primeira vez, tiveram em conta a preparação física que dizem ser essencial para aguentar tantos dias na estrada, por isso começaram a preparar-se alguns meses antes.  Contudo, referiram que a parte psicológica também é importante e tem de ser tida em conta. “Já fui muito abaixo, nestes dias, mas os meus colegas puxaram por mim e é muito importante este espírito de entreajuda no grupo, senão não sei se conseguia”, contou Marlene Peixoto. Assim que chegar ao Santuário, acredita que vai viver “uma emoção muito grande, com orgulho de si mesma pela superação”.

Para que a peregrinação seja feita em segurança, os guias assumem um papel fundamental. Genésio Caetano, de 58 anos, guia há 22 anos, lidera um grupo de 53 elementos, vindo de Lamego. Disse que foi a falta de apoio que sentiu nas primeiras peregrinações que o levou a tirar esta formação. “O papel do guia é muito importante, porque estas pessoas estão ao nosso cuidado, temos a responsabilidade de as guiar, definir o caminho e mantê-las todas juntas, não deixando que o grupo se separe”, realçou. Também o apoio dado é fundamental, não só assegurando que os cuidados médicos são prestados, mas também que dão “força psicológica e ânimo para que ninguém desista”, acrescentou.

De sorriso no rosto, sempre disponíveis, foi assim que estiveram, até hoje, os voluntários que se dedicaram por inteiro a estes homens e mulheres que por lá passaram. Deolinda Dias, de 74 anos, foi uma das que deu apoio aos peregrinos. Voluntária há quatro anos, “sempre quis sentir-se útil para os outros”. Quanto ao apoio dado, afirmou ser “um trabalho prazeroso, fazendo de tudo um pouco”, tendo este ano prestado auxílio no encaminhamento dos peregrinos, auxiliando na logística dentro das instalações.

Bispo visitou os peregrinos

A vertente espiritual também foi assegurada, tendo os peregrinos recebido a visita do Bispo da Diocese de Viseu, na passada segunda-feira, dia 6 de maio, com a celebração da eucaristia, transmitindo-lhes palavras de incentivo a viverem a Mensagem de Fátima, “que tem um cariz forte de oração, de amor, de paz e de esperança”, tendo-se congratulado pelo número de jovens peregrinos presentes.

D. António Luciano convidou-os, verdadeiramente, a serem peregrinos, realçando a diferença entre caminhar juntos e fazer a peregrinação. “A peregrinação é sempre um caminhar espiritual com o objetivo de chegar a uma meta. O verdadeiro objetivo da peregrinação é promover o encontro com Deus, por meio de Maria, com a ajuda espiritual e o testemunho de vida e bem-aventurança dos Pastorinhos”, reforçou. O Bispo pediu ainda aos peregrinos que sejam mensageiros “da vida espiritual que Fátima oferece, a cada um de nós”, convidando-os a rezarem o terço todos os dias pela família, pela Igreja e pela paz.

Voluntários ficaram de “coração cheio”

De acordo com a presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Isabel Martins, tanto os voluntários como o Secretariado ficaram de “coração cheio”. “O que nos dizem é que o nosso posto de Viseu é o que está mais organizado e que fornece mais tipos de apoio. Damos sempre o nosso melhor porque, em primeiro lugar, estão os peregrinos e, mais uma vez, tudo correu bem”, realçou.

A responsável destacou que todo o apoio é sempre dado gratuitamente, apelando a que no futuro existam mais ajudas. “Apesar de pedirmos ajuda aos estabelecimentos comerciais, não temos tido muitas respostas positivas, além de algumas pastelarias que todos os anos já colaboram”, explicou, apelando a que existam mais doações, principalmente das grandes superfícies comerciais.

“As refeições que damos assentam numa sopa nutritiva, mas damos sempre pastelaria e fruta. Além disso, todos os peregrinos tomam o pequeno-almoço antes de saírem e, por isso, gostávamos de ter mais apoio por parte das empresas”, apelou.

Todos os estabelecimentos comerciais que se associam a esta causa recebem do Secretariado uma declaração do valor dado que se traduz em benefícios fiscais.

CategoryBispo, Diocese, Fátima, Viseu