A Ação Católica Rural, da Diocese de Viseu, realizou o seu encontro diocesano de reflexão, com o tema ‘Sede Raízes da Alegria’, no passado sábado, dia 11 de maio, no Seminário Maior de Viseu. Este contou com a participação de 21 elementos do Movimento, vindos das paróquias de Barreiro de Besteiros, Tondela, Vila Chã de Sá e Junqueira, assim como a direção diocesana.

A manhã iniciou-se com a Eucaristia, orientada pelo Padre Víctor Portugal, que, a partir do Plano Pastoral Diocesano, incidiu a reflexão na importância de todos nos sentirmos “enraizados e edificados na Fé” como nos diz São Paulo. “Numa Igreja de raízes fecundas, a sinodalidade, a comunhão e a união são valores muito importantes e devem ser valorizados. Verbos como estar, olhar, dialogar, e acolher mantêm a Igreja enraizada em Cristo verdadeiro exemplo”, reforçou.

Durante a reflexão realçou, ainda, que todos se devem sentir incluídos neste convite, “de nos deixarmos moldar por Deus e nos sentirmos tocados para sermos chamados a conhecer Jesus”. “Só se ama o que se conhece e assim sentimo-nos Igreja, sendo transformados neste amor a Deus e aos outros, prontos para a missão, enviados a estar no mundo. São estes os pontos de reflexão para o triénio de ação, do Plano Pastoral Diocesano, e que os cristãos devem assumir com determinação e confiança para o seu trabalho nas comunidades”, explicou.

Após o diálogo e intervenções dos presentes, a equipa diocesana deu a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da Campanha de Solidariedade “Cinco Pães e Dois Peixes”, que se iniciou no confinamento e que tem apoiado algumas famílias da Diocese de Viseu.

Foi também dado a conhecer o “Festival ACR”, de âmbito nacional, atividade que vai decorrer dos dias 19 a 21 de julho, em Braga, tendo sido feito o apelo à participação das paróquias, em especial com jovens que tenham participado na Jornada Mundial da Juventude.

O encontro terminou com a oração do envio, reforçando o pedido de nunca deixarmos de ser   raízes de alegria para os outros, confiando sempre no amor de Deus por cada um.

CategoryDiocese, Igreja, Viseu