Voz do Pastor

A Igreja em Portugal prepara-se através da oração, da adoração eucarística, da liturgia e da catequese para celebrar o 5º Congresso Eucarístico Nacional, que vai realizar-se em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024. O tema é muito sugestivo e rico de sentido teológico: “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança”. Reconheceram-n`O ao partir do pão (Lc 24, 35).

O ícone dos discípulos de Emaús ilumina os corações dos peregrinos e a nossa vida. Os dois discípulos desiludidos escutaram a Palavra de Jesus, que lhes encheu o coração, enquanto Jesus lhes explicava os mistérios da vida do Ressuscitado. Jesus faz-nos a entrar no dinamismo da vida nova, desbloqueia os corações feridos e desiludidos, tira-lhes as dúvidas e manifesta-se na Eucaristia no tomar, abençoar e no “partir do pão”.

Partilhar o Pão, segundo o pedido de Jesus continua a ser atual e necessário. Jesus dá o pão, na comunhão do Pão da Vida, sacia sempre a nossa fome, reparte o pão e dá sentido ao nosso acreditar, enchendo o coração de razões a partilha do pão que alimenta para a esperança. Diante das multidões famintas, que escutavam os seus ensinamentos, Jesus olhou para os discípulos e disse-lhes: “Ide comprar pão para esta gente e dai-lhes vós de comer”.

As multidões continuam à espera de ser saciadas pela caridade fraterna e justiça dos seus irmãos. A fome continua a matar, a ser um flagelo em muitos países do mundo, onde a pobreza, a miséria, a falta de pão e de recursos materiais, mostram rostos famintos, desfigurados e ressequidos, que continuam a pedir um pedaço de pão para comer e matar a sua fome.

A falta de recursos materiais e a má distribuição dos bens faz aumentar a pobreza no mundo causando graves problemas sociais, irreversíveis na vida das pessoas. Os governos precisam de criar cada vez mais políticas e respostas sociais, que levem os governantes a criar os melhores programas e condições necessárias para repartir o pão e erradicar a pobreza no mundo.

Jesus veio para alimentar a nossa fome e dar sentido à nossa esperança “ao partir do pão” (Lc 24,35). Ao fim de um dia de caminhada e de desilusão os discípulos de Emaús encontraram a esperança e a vida nova do ressuscitado na sua vida.

A partilha do pão é um sinal evangélico, fraterno e cheio de solidariedade para com os famintos espalhados por todo o mundo, particularmente as crianças, os refugiados, os pobres, os perseguidos, os migrantes e todos aqueles, que andam à procura de sustento e de uma vida digna. A Eucaristia é o centro da Igreja, o lugar onde se encontra Jesus: “Pão Repartido para a vida do mundo”.

Na oração do Pai-Nosso, pedimos: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Tanta gente a morrer de fome, tanta gente a pedir-nos para partilhar o pão, a vida e o tempo com eles.

A vida nova do Ressuscitado é o verdadeiro “Alimento”, que sacia, renova e recria todas as coisas em Cristo, na Casa do pão a Igreja. Partilhar o pão é dar uma oportunidade a Jesus, que através da vida dos cristãos, continue a distribuir aos famintos e aos pobres com generosidade o pão de cada dia.

Alimentar a Esperança não é só uma ideia nova, um slogan, uma prática da fraternidade e da solidariedade efetiva da caridade cristã, é também a vivência de uma Bem Aventurança: “Felizes os pobres em Espírito, porque deles é o reino dos Céus”.

A realização do 5º Congresso Eucarístico em Portugal é um acontecimento eclesial, que nos convida a renovar o culto a Jesus no Santíssimo Sacramento do altar, onde se torna presente no momento da consagração, através da transubstanciação. Jesus fica presente nas espécies eucarísticas do Pão e do Vinho para ser nosso alimento, nossa fortaleza e nossa esperança para a vida eterna.

A liturgia da Igreja diante do mistério da Eucaristia convida-nos a rezar: “Ó Sagrado Banquete em que se recebe Cristo e se comemora a Sua Paixão, em que a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da futura glória”.

Neste banquete sagrado alimentamos a esperança de sermos um povo sacerdotal reunido em cada domingo a celebrar a Santíssima Eucaristia, “fonte e cume” da vida espiritual da Igreja.

Participemos todos no dinamismo espiritual deste Congresso Eucarístico, participando nele em Braga, ou nas nossas comunidades através da celebração festiva da Eucaristia, da oração, da Adoração eucarística ou da vivência das Obras de Misericórdia.

Convido todos os fiéis, pastores, consagrados e leigos a viver os dias 31 de maio a 1 de junho, quer em Braga participando no Congresso Eucarístico, ou nas nossas comunidades paroquias a celebrar este evento como uma verdadeira festa Eucarística Nacional, através da celebração, da oração, do louvor, da ação de graças e da reparação um encontro jubiloso com Jesus vivo na Eucaristia, Pão repartido para a construção de um mundo novo.

Convido-vos a todos a rezar, dizendo: “Ó Jesus, eu vos louvo e vos amo no Santíssimo Sacramento”.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese