O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à Eucaristia da Solenidade do Corpo de Deus, com a habitual procissão pelas ruas da cidade de Viseu, organizada pelo Cabido da Sé, no dia 30 deste mês.

Às 11h00 tem início a celebração da Eucaristia na Catedral e às 16h00 é feita a adoração ao Santíssimo na Igreja Paroquial de São José. Uma hora mais tarde, sai a procissão fazendo o seguinte percurso: Igreja Paroquial de São José, Avenida Emídio Navarro, Avenida Capitão Silva Pereira, Rua Alexandre Lobo, Rua do Comércio e termina no Adro da Sé de Viseu.

De acordo com o Cónego Manuel Matos, Deão do Cabido da Sé de Viseu, “há dois anos foi tomada a decisão de a procissão sair das três paróquias da cidade, um ano da Sé, outro da Paróquia de Coração de Jesus e outro da Paróquia de São José, intercaladas, para abranger as três igrejas paroquiais da cidade”.

O responsável do Cabido explica que “o Dia de Corpo de Deus é um dia solene para celebrarmos novamente o grande louvor da Eucaristia”. “Enquanto que na Quinta-feira Santa o fazemos num momento mais privado, tendo em conta que estamos no Tríduo Pascal, o Corpo de Deus surge como louvor público e festivo em relação à própria Eucaristia, permitindo que os fiéis, especialmente os da cidade, possam participar”, acrescenta.

Esta é uma celebração cristã que atrai muitos fiéis, chamando assim o povo de Deus a ser comunhão na Eucaristia.

O Corpo de Deus, feriado nacional em Portugal, é uma celebração com raízes medievais. Desde o século XII, muitas localidades assinalam uma solenidade que evoca o “triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia”.

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento. Terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa de Corpo de Deus.

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia de Quinta-feira Santa.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu