No Dia de Santo António, que se assinalou ontem, 13 de junho, a Confraria de Santo António festejou os 130 anos da instituição, com a celebração da eucaristia em honra do seu padroeiro.
A celebração solene de ação de graças, que teve lugar na Igreja da Confraria, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, concelebrada pelo Padre José Marcelino, Capelão da instituição, e pelo Padre Franciscano, Francesco Ervas.
Durante a celebração, o Bispo de Viseu agradeceu a organização desta efeméride, “que dignifica a instituição”, relembrando a importância deste dia para a Confraria de Santo António, “que há 130 anos procura fazer o bem imitando o exemplo do seu padroeiro, que foi um religioso, missionário insigne, um homem de carisma universal, amigo dos pobres e necessitados”.
Referindo-se aos colaboradores e à Direção da instituição, agradeceu o seu trabalho e contributo, pedindo a Santo António que, junto de Deus, “continue a realizar o milagre para que esta instituição desenvolva a sua missão”. “Quero agradecer a esta instituição que se dedica, desde a sua origem, ao acolhimento e formação das crianças e jovens, criando-lhes, em cada dia, um horizonte de esperança”, realçou.
O Bispo dirigiu, ainda, uma palavra de afeto às crianças e adolescentes institucionalizados, para que também eles partilhem o que recebem com os mais necessitados, à semelhança do testemunho de Santo António.
“Que a presença de Santo António nesta instituição nos ajude a fazer o percurso humano e da fé”, apelou, reforçando a total disponibilidade da Diocese de Viseu para com a instituição, que considera ser uma grande família.
Também o presidente da Direção, o Coronel José Loureiro, agradeceu a colaboração e apoio que a Confraria tem recebido da Diocese de Viseu, ao longo de mais de um século, “sinal do reconhecimento da importância do relevante papel social e dedicação, contribuindo para a melhoria do bem-estar e promoção das crianças e jovens”.
A celebração da eucaristia terminou com a tradicional bênção e partilha do pão pela assembleia presente – constituída por um grande número de fiéis e entidades civis, militares, académicas e religiosas – que, finda a cerimónia religiosa, se juntou num lanche convívio.
A Confraria de Santo António é uma Instituição de Solidariedade Social, cujos corpos sociais são nomeados pelo Bispo da Diocese de Viseu, que tem a seu cargo a administração do Lar-Escola que acolhe crianças e jovens em situação de risco, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os seus direitos, nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral. Atualmente tem 26 crianças e jovens ao seu cuidado, de ambos os sexos, uma realidade que existe há cerca de meio ano, sendo que até então só acolhia do sexo masculino. Os residentes vivem num ambiente de comunidade, com serenidade e alegria, proporcionado pelos cuidadores da instituição.