A Diocese vai receber, na cidade de Viseu, a XVII Clericus Cup de Portugal, um campeonato nacional de padres, entre os dias 1 e 3 de julho.

De acordo com a organização, que está a cargo de cerca de 15 padres da Diocese de Viseu, “é um torneio que conjuga o desporto com a sã convivência entre cerca de uma centena de padres provenientes de diversos pontos do país, logo, com experiências pastorais díspares que partilham entre si nos dias de duração do torneio”.

Esta edição contará com a presença de clérigos das Dioceses de: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real (campeões em título), Lamego, Viseu, Guarda e da Congregação dos Padres Vicentinos.

O torneio irá decorrer no Pavilhão do Colégio da Via Sacra e no Pavilhão Polidesportivo de Prime. A receção oficial e sorteio vão acontecer no dia 1, às 15h30, no auditório do Seminário Maior de Viseu. Os jogos da fase de grupos começam nesse dia, das 17h00 às 19h00, no segundo dia estão previstos das 10h00 às 12h00 e, no dia 3, das 10h00 às 12h00. Neste último dia são ainda disputadas as meias-finais, às 15h00, e a final está prevista para as 18h30, no Pavilhão do Colégio da Via Sacra, onde serão entregues os prémios.

A programação inclui ainda a celebração da eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese, na Sé de Viseu, no dia 2, às 18h30.

A organização do torneio conta com o apoio da Diocese de Viseu, que colabora com o alojamento e refeições no Seminário Maior, e do Colégio da Via Sacra.

Realizada em Portugal desde 2006, a “Clericus Cup” já passou por locais como: Braga, Porto, Lousada, Lisboa, Viseu (2009), Santiago do Cacém, Funchal, Vila Real, Arcos de Valdevez, Lamego, Penamacor, Chaves e Mangualde (2023). A competição tem ainda como objetivo a escolha dos jogadores que representarão Portugal no torneio de futsal europeu de padres.

CategoryDiocese, Igreja, Viseu