Durante a tarde de hoje, 2 de julho, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração da eucaristia na Sé de Viseu, enquadrada no torneio XVII Clericus Cup de Portugal, que decorre até amanhã na cidade.

Trata-se de um campeonato de futsal nacional de padres, com a presença de cerca de uma centena de participantes de vários pontos do país.

Durante a homilia, o Bispo realçou que “o desporto é sempre uma boa ajuda para crescer numa espiritualidade que nos anima a caminhar para a meta”. “A meta de um sacerdote, de um leigo e de um cristão é sempre Jesus Cristo”, evidenciou.

“O desporto é uma boa ferramenta para ajudar a dar sentido à vida e à fé”, acrescentou D. António Luciano, felicitando todos os participantes que, durante estes três dias, participam ativamente no torneio e estão na organização da Clericus Cup, como sacerdotes, leigos e seminaristas. “Foi-vos oferecida a oportunidade de caminharem juntos para uma meta que assenta em valores do Evangelho e de uma autêntica cidadania, promovendo o conceito de Igreja sinodal, num ambiente de desporto sadio. Convido-vos a levar convosco, para as vossas paróquias e dioceses, o convívio, a alegria e a festa que aqui viveram”, concluiu o Bispo de Viseu.

Amanhã, dia 3 de julho, vai ser disputada a fase de grupos, no Pavilhão do Colégio da Via Sacra, das 10h00 às 11h00. As meias-finais são jogadas às 15h00 e a final está prevista para as 18h30, após a qual serão entregues os prémios.