O anúncio feito pelo Papa Francisco da celebração da JMJ em Lisboa no ano de 2022, foi carregado de sonho, de novidade, nostalgia, mas também da profecia que renasce da esperança. O aparecimento inesperado da pandemia de Covid-19 empurrou a sua realização para a frente, adiando as espectativas e realização para o verão, de 1 a 6 agosto de 2023.

Uma data memorável, festiva e marcante para os jovens de todo o mundo, que chegaram a Lisboa em peregrinação, depois dos dias passados nas Dioceses, nas famílias de acolhimento, instituições, dando vida e esperança às nossas aldeias, vilas e cidades.

Então o que mudou na vida dos jovens e das nossas paróquias? Parece ter ficado um certo cansaço espiritual que é preciso ultrapassar. Pensemos no como e no quando vamos retomar a experiência do primeiro amor. “Todos! Todos! Todos!”.

O testemunho de fé colorido de cores, cheio de esperança de tantos jovens, animadores pastorais, sacerdotes e Bispos que se cruzaram com os nossos jovens, animadores do COD e dos COPs, com as famílias de acolhimento e diversas instituições deixaram uma marca muito positiva e refrescante nas nossas paróquias e Dioceses.

Foram dias festivos com celebrações, testemunhos de vida, partilha e orações, que jamais podemos esquecer e apagar da nossa memória. Temos saudade dos dias passados na nossa Diocese a caminho de Lisboa, com uma passagem obrigatória pelo Santuário de Fátima.

A JMJ ficará para sempre na nossa memória, na nossa história por tudo aquilo que significou. Ninguém ficou indiferente à peregrinação dos símbolos pelos diversos lugares da nossa Diocese.

Por tudo isto, ao celebrarmos o primeiro aniversário dos “Dias nas Dioceses” e das “Jornada Mundial da Juventude” em Lisboa, vividas de um modo tão solene e diversificado em todos os momentos com o lema: “Maria levantou-se apressadamente e pôs-se a caminho”, deixou uma marca na vida dos jovens e na Igreja em Portugal, que podemos esquecer e apagar.

As palavras de D. Manuel Clemente na abertura, os ensinamentos e os apelos do Papa Francisco no Parque Eduardo VII e no Campo da Esperança jamais serão apagadas do coração dos jovens, dos amimadores, dos voluntários e de todos.

“Todos! Todos! Todos!” com um coração novo e em festa queremos ser uma Igreja viva, acolhedora, de portas abertas para ir ao encontro das periferias.

A Jornada Mundial da Juventude em Portugal tornou-se uma Profecia da Esperança para o Mundo mergulhado em guerra, fome e violência.

Os Jovens do Mundo inteiro trouxeram vida, esperança, alegria e paz a Portugal e como disse o Cardeal D. Américo “acredito que muitos dos nossos peregrinos regressaram aos seus países com vontade de voltar e trazerem amigos e conhecidos”.

Muito obrigado a todos: aos jovens, animadores, famílias de acolhimento, vo­luntários, paróquias, instituições, go­ver­nantes, diáconos, sacerdotes, bispos, religiosos, religiosas, consa­grados, seminaristas, autarquias, as­sociações, escolas, colégios, instituições particulares de solidariedade so­cial, misericórdias, mutualidades, co­letividades culturais, recreativas, des­portivas e outras.

Não deixemos apagar, no coração dos jovens e de todos, a vida nova que o fogo do Espírito Santo acendeu. A riqueza da JMJ em Lisboa tornou-se um evento eclesial viral, que chegou para transformar a vida das crianças, dos jovens e dos adultos. As catequeses, o parque do perdão, a feira das vocações, a Via Sacra, a Adoração ao Santíssimo, a Vigília de Oração, as Eucaristias e o envio foram momentos transformadores de vidas. Levemos ao mundo, com Maria, Jesus Cristo Vivo.

Que todos sejamos “Surfistas do Amor” e trabalhemos nas paróquias e na Diocese para renovar a Pastoral Juvenil através de muitos grupos de jovens. Agradeço a todos o empenhamento que tivemos na Peregrinação dos Símbolos, nos Dias da Diocese e na celebração de JMJ em Lisboa, obrigado ao COL, ao COD, aos COPs, aos sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos por todo o trabalho realizado. Com espírito de confiança e de disponibilidade peço à nova Equipa diocesana de Pastoral Juvenil a fortaleza para trabalhar afincadamente e viver os desafios lançados pelo Papa Francisco.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa