No dia litúrgico da celebração de Santa Beatriz da Silva, 17 de agosto, o Bispo de Viseu presidiu à celebração da Eucaristia no Convento do Viso. Esta foi animada pelas Irmãs Concepcionistas, tendo contado com a presença de vários sacerdotes, não só de Viseu, mas também de outras dioceses, do diácono da paróquia local, Sérgio Amorim, e de um seminarista finalista de Lisboa, que celebraram juntamente com o povo de Deus presente.
Durante a homilia, D. António Luciano recordou que “Santa Beatriz é uma mulher que faz da experiência da provação e do sofrimento um caminho espiritual de comunhão, de silêncio interior e de discernimento para viver na fidelidade e perseverar na vontade de Deus”.
O Bispo terminou a homilia pedindo às irmãs para rezarem pela paz no mundo, pelo aumento das vocações e pela renovação da Igreja e da Diocese de Viseu. “Interceda por nós a Virgem Imaculada e a sua filha, humilde e predileta, Santa Beatriz da Silva, e nos guie como estrela em pleno dia, através do testemunho das virtudes de castidade, da pobreza e da obediência, na contemplação do Deus escondido presente em tudo e em todos”, concluiu.
A festa terminou com um almoço convívio.