No próximo mês, Outubro Missionário, durante o qual vai decorrer o Sínodo dos Bispos em Roma, serão ordenados diáconos os jovens Alexandre Ribeiro (natural de Destriz, Oliveira de Frades) e Eduardo Abrantes (natural de Cunha Baixa, Mangualde), que estão a realizar o seu estágio pastoral na Diocese de Viseu.

A ordenação, presidida pelo Bispo, D. António Luciano, vai acontecer no dia 20, às 16h00, na Sé de Viseu.

Como diáconos, exercerão o seu ministério ao serviço do povo de Deus, nas comunidades onde estão inseridos, em estreita colaboração com os párocos, realizando a missão de ensinar, santificar e governar.

Recorde-se que os jovens estagiários receberam, em abril deste ano, o ministério de acólito nas cerimónias que tiveram lugar nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e Junqueira (Vale de Cambra), respetivamente, onde estão ao serviço das comunidades.

Esta ordenação é mais uma etapa no percurso destes jovens rumo ao sacerdócio, estando prevista a sua ordenação sacerdotal para o próximo ano.

“O compromisso destes estagiários desafia os jovens cristãos da Diocese de Viseu a colocar diante de si o tema das vocações sacerdotais”, realça o Bispo, que diz ser “um momento importante e de graça para toda a Diocese, que vê com esperança a chegada de mais dois futuros sacerdotes para servirem o povo de Deus”.

O Pastor Diocesano convida a Diocese a envolver-se num grande movimento de oração e de esperança à volta do testemunho destes jovens.