O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, acompanhado dos vigários gerais e episcopais, acolheu, durante a manhã de hoje, na Casa Episcopal, os arciprestes que terminaram agora funções e passaram o seu testemunho aos que hoje tomaram posse.

Durante a sessão, o Bispo agradeceu a todos os arciprestes que cessaram funções o trabalho desenvolvido em cada arciprestado, em prol do povo de Deus e da Igreja, e desejou as maiores bênçãos e felicidades aos que iniciam as suas funções, para os próximos cinco anos.

No Arciprestado da Beira Alta tomou posse o Padre Manuel José de Matos Clemente; no Arciprestado de Besteiros tomou posse o Padre Virgílio Marques Rodrigues; no Arciprestado do Dão tomou posse o Padre Jorge Miguel Gomes Tavares; no Arciprestado de Lafões tomou posse o Padre Ricardo Alexandre de Albuquerque Oliveira; no Arciprestado de Viseu Rural tomou posse o Padre José Francisco Cardoso Caldeira; e no Arciprestado de Viseu Urbano tomou posse o Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas.

Os arciprestes têm como funções fomentar e coordenar a ação pastoral do seu arciprestado, acompanhando de perto os sacerdotes das paróquias que o compõem, zelando pelo cumprimento das suas funções no exercício do seu ministério pastoral, em comunhão com o Bispo diocesano.