A Diocese de Viseu está a organizar uma peregrinação à Casa Memorial Rita Amada de Jesus, em Ribafeita, Viseu, no dia 5 de outubro, assinalando a abertura do ano pastoral. Os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição na respetiva paróquia.

O encontro e acolhimento começa às 9h00, na Igreja Matriz de Ribafeita. Meia hora mais tarde tem início a oração do terço, ‘Pelos caminhos da Madre Rita’, e às 10h30 são dadas a conhecer a vocação, a obra e o legado da Beata Rita, por Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu. Pelas 12h00, é feita a apresentação do Plano Pastoral para o próximo ano, que estará a cargo do Vigário da Pastoral, o Padre João Zuzarte, e segue-se a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano. A peregrinação termina com um almoço convívio partilhado.

De acordo com o Vigário da Pastoral, o Padre João Zuzarte, esta peregrinação “surge também com a finalidade de marcar o início do ano pastoral na Diocese”, adiantando que “foi escolhida a Casa Memorial Rita Amada de Jesus para este encontro, com o objetivo de ajudar a divulgar a sua obra e o seu carisma já que, apesar desta ser natural da Diocese, muitos desconhecem o seu percurso e o seu legado”.

A Casa Memorial compreende o local onde existiu a habitação de família da Beata Rita, onde nasceu, viveu e onde estão os gérmenes da vocação e da missão que Deus lhe confiou, conforme sentiu desde muito nova. No projeto expositivo existem elementos de referência da sua vocação, da sua vivência e fé e da sua ação, nomeadamente no que concerne à fundação do Instituto Jesus Maria José e à respetiva dinâmica evolutiva até à atualidade.

Recorde-se que a Diocese de Viseu, juntamente com o Instituto Jesus Maria José, está empenhada em alcançar a tão desejada canonização da Beata Rita, estando o seu processo em curso.