O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu, na passada terça-feira à noite, 24 de setembro, à celebração da Eucaristia dos 144 anos do Instituto Jesus Maria José (IJMJ), dia da memória litúrgica da sua fundadora, a Beata Amada Rita de Jesus.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco Amadeu Dias Ferreira, na Igreja Paroquial de Ribafeita, Viseu, paróquia onde a Beata Rita Amada de Jesus nasceu, foi batizada, cresceu e “produziu muitos frutos de vida, amor, bondade e gratidão à luz da fé, esperança e caridade ao serviço dos irmãos mais pobres e esquecidos”.

Durante a homilia, o Bispo felicitou o Instituto Jesus Maria José, na pessoa da Madre Superiora Geral, Irmã Maria de Lurdes, da Irmã Provincial, Maria do Céu, assim como todas as irmãs da Congregação e leigos da Fraternidade espalhados pelos vários países, realçando “o carisma, a obra e a espiritualidade da Beata Rita Amada de Jesus que continua atual”.

“Inspirada pela força do amor divino, encontrou em Jesus, através da Eucaristia, onde ela procurava comunicar com Ele permanentemente, a graça espiritual para fundar o Instituto Jesus Maria José”, disse o Bispo, acrescentando que foi “o amor de Deus” que esteve na origem do seu carisma e da sua futura fundação.

Sobre a sua caminhada espiritual, feita através da dedicação aos mais pobres e desfavorecidos, D. António Luciano realçou “que começou na sua própria família, que ela teve como exemplo e onde aprendeu a vivenciar o amor a Deus, à Igreja e ao bem ao próximo, que veio a fazer dela “a Apóstola da Família, da Eucaristia e do Rosário”.

“Ela vivia em Casal Mendinho, em frente à Igreja Paroquial, e de sua casa, com o coração no Sacrário, contemplava esse sonho de Jesus na sua vida, deixando-se interpelar por esse amor que a levou a dedicar-se aos outros e à Igreja”, evidenciou.

No final da Eucaristia, a assembleia presente participou na procissão das velas até à Casa Memorial, local onde existiu a habitação de família da Beata Rita e onde estão os gérmenes da vocação e da missão que Deus lhe confiou na Igreja.

Recorde-se que, também, neste dia, estreou o documentário dedicado à vida e obra da Beata Rita Amada de Jesus, que está disponível nas redes sociais do Instituto e da Diocese de Viseu.

O Instituto JMJ foi fundado a 24 de setembro de 1880 e está presente em nove países: Portugal, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde e México.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu