Os jovens Alexandre Ribeiro (natural de Destriz, Oliveira de Frades) e Eduardo Abrantes (natural de Cunha Baixa, Mangualde), que estão a realizar o seu estágio pastoral na Diocese de Viseu, vão fazer um retiro espiritual durante a próxima semana.

O retiro começa já este domingo, dia 29 de setembro, e prolonga-se até dia 4 de outubro. Ao longo destes dias, os jovens vão-se preparar espiritualmente para receberem o ministério de diácono. “Iremos em conjunto trabalhar sobre as questões que serão feitas no dia da ordenação e que serão a base do retiro, que será composto por momentos de oração e reflexão, com a palavra de Deus a iluminá-los. Teremos como base de trabalho a frase “Formamos todos um só corpo” (1Cor 12,12), sendo que o objetivo é prepará-los espiritualmente para este novo ministério que vão receber e depois exercer”, explica o Padre Vicentino, José Luís, orientador deste retiro.

Os dois jovens serão ordenados diáconos no dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, às 16h00, na Sé de Viseu, sendo a celebração presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano.

Como diáconos, exercerão o seu ministério ao serviço do povo de Deus, nas comunidades onde estão inseridos, em estreita colaboração com os párocos, realizando a missão de ensinar, santificar e governar.