A Igreja de Moselos, da Paróquia de Campo de Madalena, em Viseu, celebrou, na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, a Eucaristia da festa litúrgica de São Vicente de Paulo, onde estão a trabalhar pastoralmente os padres da Congregação da Missão.

Além do serviço nesta comunidade paroquial, o Superior da Comunidade, Padre José Alves, é também o assistente espiritual das Conferências Vicentinas, presentes em várias das paróquias da Diocese de Viseu, tendo também estado presentes cristão vindos de outras comunidades que vivem esta espiritualidade Vicentina, de modo particular a Juventude Mariana Vicentina e membros das Conferências Vicentinas.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, acompanhado pelos Párocos José Luís, José Alves, Carlos Moura e o estagiário António José. Na homilia, o Bispo recordou a vida de São Vicente de Paulo “que, como sacerdote, foi missionário na evangelização dos pobres, no cuidado dos desfavorecidos, fazendo da caridade a sua dama e companheira”.

O Bispo realçou o seu “empenho na renovação da vida cristã da Igreja, na formação dos sacerdotes e no cuidado ao Povo de Deus, especialmente os pobres”.

“Este santo continua a ser atual e a sua mensagem é necessária no mundo, onde a pobreza tem muitos rostos e coexiste em tantas periferias”, disse, acrescentando que foi Frederico Ozanam, estudante e professor na universidade de Paris, como intelectual e ativista católico, que fundou as Conferências de São Vicente de Paulo, juntamente com os seus companheiros com a finalidade de ajudar os mais necessitados.

Concretamente na nossa Diocese, através dos padres da Congregação da Missão e dos membros das Conferências de São Vicente de Paulo, este carisma continua vivo. Através das Filhas da Caridade, este carisma está ainda muito presente em muitos lugares do mundo. “Para São Vicente de Paulo, o pobre é a imagem de Cristo desfigurado a quem devemos servir e amar. A Igreja deve estar ao seu serviço”, destacou o Pastor Diocesano, que enalteceu a missão deste santo, nomeadamente na formação do clero e na organização da caridade.

Para finalizar, D. António Luciano agradeceu o trabalho dos padres Vicentinos na Paróquia de Campo de Madalena, nomeadamente na prisão ali sediada, já que o Padre José Luís é o assistente espiritual deste Estabelecimento Prisional.