Felicidade, alegria e esperança foram alguns dos sentimentos expressos esta manhã, 4 de outubro, pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que presidiu à Eucaristia de encerramento do retiro espiritual que os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes fizeram ao longo desta semana, no Seminário Maior de Viseu.

Estes dias tiveram como objetivo prepará-los para receberem o ministério de diácono, que acontecerá no dia 20 deste mês, Dia Mundial das Missões, às 16h00, na Sé de Viseu.

“Quando vemos um jovem feliz a caminho da vocação há um contágio espiritual, seja no matrimónio, na vida laical, na vida consagrada ou sacerdotal. É um motivo de orgulho. Sentimo-nos bem com essa pessoa. Espero que vocês levem este contágio ao mundo de hoje, aos jovens, tão necessitados também de perceber que no mistério de Deus todos estamos inseridos e Ele chama-nos para realizarmos esta missão que nos foi confiada”, enalteceu o Bispo.

Durante a celebração, D. António Luciano pediu a São Francisco de Assis, “um Santo também da juventude”, celebrado hoje na Igreja, ao beato Carlo Acutis e à Nossa Senhora da Esperança que “ajudem estes dois jovens a fazer este caminho de fé”.

“É uma hora de muita esperança. Agradeço à Nossa Senhora o carinho, proteção e ajuda que nos deu, e ao Alexandre, ao Eduardo, ao Padre José Luís e às comunidades que os estão a acolher todo o trabalho, testemunho e também toda a força interior, porque a vocação é algo que nos contagia”, acrescentou.

Para o Bispo, este retiro “foi um momento de esperança, colocado na senda da vida de Francisco de Assis, neste mês missionário e do rosário”, que está também a ser marcado pela segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, a decorrer em Roma.

Para o Padre Vicentino, José Luís, orientador deste retiro, “foi uma semana de oração que deu para refletir bastante sobre os temas da pobreza, obediência, castidade, celibato, a entrega e serviço”, realçando que o diaconado é um ministério para o serviço da Igreja”. “Eles estão mais preparados e esta preparação espiritual é o ponto chave para depois poderem avançar para o serviço ministerial”, reforça.

Os dois jovens sentem-se prontos para receber o ministério de diácono, tendo contribuído para isso “o trabalho feito durante estes dias, através das perguntas que vão ser feitas na ordenação, mas também a forma de como as vão concretizar na sua vida”, como referiu Eduardo Abrantes, natural de Cunha Baixa, Mangualde.

“Foi uma semana enriquecedora, de aprofundamento espiritual e de preparação da celebração que vai acontecer, tendo-se revelado muito positiva, e que nos vai ajudar a viver este ministério de serviço nas comunidades”, acrescentou Alexandre Ribeiro, natural de Destriz, Oliveira de Frades.

Os dois estagiários esperam ainda ser um exemplo para que “outros jovens aceitem o sim ao serviço da Igreja”.