O Colégio da Via-Sacra reuniu, ontem, 7 de outubro, a comunidade educativa – alunos, direção, professores e funcionários, pais, encarregados de educação e antigos alunos – para juntos celebrarem o Dia do Colégio, um momento que marca formalmente o início do ano letivo 2024/2025.

O dia iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, acompanhado pelo diretor do Colégio, Padre Carlos Casal, que convidou todos os presentes “a ajudarem os alunos a fazerem o seu caminho no processo educativo, num colégio católico que se orienta por princípios do Evangelho e de proporcionarem, a cada um, uma educação integral baseada nos valores que constroem a personalidade da pessoa humana, que dignificam a Igreja e constroem a família e a sociedade de um modo mais profícuo”.

“Hoje, também dia litúrgico de Nossa Senhora do Rosário, peço a todos que imitem as virtudes de Nossa Senhora, que na fidelidade à vocação soube desconectar-se de tudo o que era secundário e por isso disse sim a Deus, concentrando-se no seu plano e entrega de serviço à humanidade, entoando com alegria e disponibilidade o cântico de Magnificat, que escutámos no Evangelho que foi proclamado. Que Nossa Senhora do Rosário vos abençoe todos vós e conceda a paz ao mundo, como pede o Papa Francisco. Peço também que Ela ajude os responsáveis desta instituição de ensino a cumprir a sua missão de educadores e formadores, e auxilie os pais, os avós e os encarregados de educação neste desafio de educar na fé”, realçou o Bispo.

No momento de ação de graças, os alunos, em representação de cada ano escolar, construíram um terço. Um gesto que simbolizou a resposta ao pedido do Papa Francisco para este dia: rezar pela paz no mundo e viver este dia em penitência e jejum.

No final da celebração da Eucaristia, que envolveu também os alunos, a Associação dos Antigos Alunos do Colégio da Via-Sacra premiou a melhor aluna finalista do ano letivo anterior, Margarida Garcia. O resto do dia decorreu com várias atividades dedicadas à comunidade escolar, nomeadamente o já famoso torneio de futsal entre alunos e professores.

O diretor pedagógico do Colégio da Via-Sacra, Paulo Machado, referiu a importância deste dia para reunir e envolver toda a comunidade educativa, realçando que “é o projeto educativo que é oferecido pela instituição de ensino, uma escola católica que assenta nos princípios cristãos”, que a torna diferenciadora. “Temos como prioridade formar boas pessoas, que amanhã sejam capazes, no seu dia-a-dia, de ajudar a construir um mundo melhor. Paralelamente, tentamos que sejam bons alunos e que trabalhem dentro de um clima de exigência e de alguma ordem que é necessária para que tudo funcione da melhor forma”, referiu.

A boa qualificação no ranking das escolas, a nível nacional, tem sido uma constante, resultados que o diretor pedagógico justifica com o tipo de alunos que frequentam o colégio, mas que também se deve à qualidade do ensino e aos próprios docentes.

Atualmente, o Colégio da Via-Sacra tem 722 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

CategoryBispo, Diocese, Viseu