O Seminário das Missões, em Viseu, celebrou, durante a manhã de hoje, 10 de outubro, a Eucaristia da festa litúrgica de São Daniel Comboni, fundador do Instituto Missionário do Sagrado Coração de Jesus, que teve como finalidade instituir obras missionárias em África, e que deu lugar ao que são hoje os Missionários Combonianos.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que destacou a nobreza e a grandeza deste santo, conhecido pelo seu grande trabalho missionário na África, em favor da justiça, da caridade e da verdade, tendo dedicado sua vida à evangelização dos africanos e ao serviço dos mais pobres. “Muitos ainda não conhecem o Evangelho e ainda não ouviram falar de Jesus, daí a obra missionária da Igreja ser importantíssima”, disse o Bispo, adiantando que estamos no mês missionário que deve também recordar a todos a importância da missão de cada um na Igreja.

Referindo-se à vida, obra e carisma deste missionário, o Prelado enalteceu o dom da missão deste santo, que se sentiu interpelado por Jesus, abraçado à cruz, para dar a conhecer o Evangelho aqueles povos tão necessitados, destacando que o essencial da missão está “na Eucaristia, na oração, no acolhimento, no diálogo, no discernimento e no serviço”.

Durante a celebração, os devotos de São Daniel Comboni agradeceram o dom da vocação missionária e pediram a Deus fidelidade à vocação e ao serviço na missão aos mais pobres e abandonados.

“A evangelização dos povos, a partir da realidade concreta da missão, é um desafio constante e atual para a obra missionária da Igreja. Todos nós, batizados, somos missionários na realidade da nossa vida e do nosso agir”, concluiu o Prelado.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu