Cerca de 40 docentes da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da Diocese de Viseu, reuniram-se no passado sábado, dia 12 de outubro, num encontro de trabalho para darem início a um novo ano letivo.

Da agenda fez parte uma reflexão conjunta sobre a nota pastoral do Papa Francisco sobre a Semana Nacional da Educação Cristã, que teve como tema ‘Construtores do futuro como peregrinos de esperança’, que decorreu de 6 a 13 deste mês. Em grupos, os docentes abordaram os desafios inerentes à disciplina, a importância da capacidade de educar e como, segundo o Papa Francisco, se devem assumir como construtores do futuro e peregrinos de esperança.

De acordo com o professor Abel Dias, responsável pelo Secretariado Diocesano de Educação Cristã que organizou este encontro de trabalho, “o panorama em relação a esta disciplina na Diocese de Viseu é positivo”, mas o trabalho é contínuo. “Temos tido mais alunos e temos aumentado a implantação da disciplina, mas isso não nos deixa parados, porque existem muitos desafios, como a captação de mais alunos e também professores para lecionar EMRC, que terão de ser vencidos com esperança e com confiança no futuro”, referiu.

Este encontro de trabalho decorreu no Seminário Maior, com a presença do Bispo da Diocese de Viseu, que incentivou os docentes a viverem este ano pastoral integrando as propostas da Diocese, tendo como horizonte o ‘Jubileu da Esperança’, de forma a ajudar as crianças, adolescentes e jovens a crescerem na fé e nos valores humanos, cívicos e evangélicos. “Os professores de EMRC são fundamentais na missão de ajudar os mais novos a viver e a transmitir a fé, criando uma relação sadia e sinodal com os párocos e catequistas na participação da evangelização”, realçou D. António Luciano.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa, Viseu