A Igreja diocesana de Viseu celebra o Dia Mundial das Missões com júbilo, alegria e esperança em todas as celebrações dominicais, mas de modo especial na Eucaristia solene na Sé onde o Alexandre e o Eduardo receberão o dom da Ordenação de Diácono.

O Dia das Missões, neste mês do Rosário e no decorrer da II Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma, marcará o ritmo do caminho sinodal que o povo de Deus da Diocese de Viseu está a fazer.

Tivemos um longo período sem ordenações sacerdotais, pois a última Ordenação dos três Diáconos, ocorreu em 2016, tendo sido os últimos sacerdotes ordenados em 2017.

Os três sacerdotes mais novos da Diocese até ao momento são o Padre André Silva, o Padre Paulo Domingues e o Padre Paulo Vicente, sacerdotes empenhados na vida paroquial e diocesana.

Como Povo de Deus, conscientes da nossa vocação batismal em caminho de santidade, queremos peregrinar juntos, empenhando-nos na renovação da Igreja, e participando ativamente no dinamismo sinodal do Plano Pastoral cujo lema: “És ChAmado por Jesus, Experimenta…”

Valorizando o Ano da Oração vamos pedir a Deus que nos faça ser uma Igreja viva, dinâmica, renovada, missionária, animada pelo Espírito Santo de modo a caminharmos juntos como discípulos missionários rumo ao Jubileu da Esperança.

Na medida em que a Igreja é uma “coisa de Deus”, ela desenvolve-se na história em todas as dimensões da sua existência, continuamente.

Por isso, o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões convida-nos a viver intensamente o banquete da Eucaristia, convidando todos os batizados dizendo: “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9).

Também eu convido o povo de Deus a rezar pelos novos Diáconos para que sejam servidores fiéis da vinha do Senhor e a estarmos todos presentes na Sé de Viseu às 16 horas para participarmos na Eucaristia das Ordenações e louvarmos o Senhor.

Convido todos os diocesanos a rezar pelo aumento das vocações de consagração na Igreja: sacerdotais, diaconais, religiosas, missionárias e laicais.

Confio à proteção de Nossa Senhora Rainha das Missões, a São José, São Teotónio, a São Daniel Comboni, São João Paulo II, Beata Rita Amada de Jesus e Beato Carlo Acutis a nossa Diocese e o desafio de criarmos nas nossas comunidades uma cultura vocacional e missionária nas famílias.

+António Luciano, Bispo de Viseu