Centenas de alunos do ensino superior, dos vários estabelecimentos de ensino da cidade de Viseu, reuniram-se ontem, 22 de outubro, na Sé, para participarem na Missa de Receção ao Caloiro.
Foi num ambiente descontraído e académico, que os caloiros, madrinhas e padrinhos foram recebidos, no Adro da Sé, pela Tunadão 1998. Após a receção calorosa, encheram o interior da Catedral num clima de festa, fé e alegria, onde receberam a bênção e fizeram o seu juramento e consagração.
Esta celebração religiosa de início de ano letivo, que coincidiu com o dia da festa litúrgica do Papa João Paulo II, uma “Papa que amava os jovens”, foi presidida pelo Frei José Carlos, responsável pela Pastoral do Ensino Superior (PES), e solenizada pelo coro que juntou membros da PES, elementos do Grupo Coração Jovem de Viseu e também dos Vespertinos do Viso.
O Frei José Carlos começou por dirigir a todos uma saudação do Bispo da Diocese, D. António Luciano, que por motivos de agenda pastoral não esteve presente, reforçando a importância desta missa para acolher todos os alunos. “Nós, como Pastoral, queremos ser uma família que vos acolhe. Agora estais a começar uma etapa que vai durar alguns anos, num árduo, mas gratificante percurso académico, e deveis olhar uns para os outros não como rivais, mas como família”, reforçou.
Durante a homilia, pediu a todos os alunos para estarem atentos à presença de Jesus nas suas vidas. “Aproveitai esta etapa da vossa vida para receber Jesus Cristo. Não tenhais medo de o envolver e deixar entrar porque ele quer-vos ajudar. Jesus quer ter convosco uma relação de amizade, de proximidade e quer caminhar convosco. Ele estará sempre nos momentos mais difíceis, mas também nos mais alegres”, realçou.
O Frei José Carlos, em nome de toda a Pastoral do Ensino Superior, agradeceu a presença de todos na celebração e reforçou a disponibilidade “para acolher, escutar e acompanhar” cada um dos presentes.
“Deus ama-vos, ama cada ser humano”, disse a todos os estudantes, desejando as maiores felicidades para o seu percurso académico.