No próximo sábado, 26 de outubro, celebram-se 10 anos de existência da Casa Memorial Rita Amada de Jesus, fundada em Casal Mendinho, Ribafeita. No mesmo dia, assinala-se o aniversário do envio do primeiro grupo de Irmãs para o Brasil, que aconteceu em outubro de 1912.
Esta efeméride vai ser comemorada com uma peregrinação até à Casa Memorial, a partir das 15h30. Às 16h00 será exibido o documentário Beata Rita Amada de Jesus e de seguida haverá uma visita guiada feita pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, que terminará com um momento de oração.
Pelas 18h00, é rezado o terço em procissão até à Igreja Matriz, com a Banda Filarmónica de Ribafeita. Uma hora mais tarde é celebrada a Eucaristia, presidida pelo Padre Marcelo Boita, pároco da Paróquia de Alverca (Lisboa), de onde virá um grupo de peregrinos.
No dia 27, pelas 9h30, haverá ainda a celebração da missa na Capela da Urna Tumular, residência do Instituto Jesus Maria José (JMJ), presidida pelo mesmo pároco.
Esta peregrinação é aberta a toda a comunidade que deseje participar e vai contar com a presença das Irmãs e colaboradoras do Instituto em Portugal.
A Beata Rita Amada de Jesus foi a fundadora do Instituto Jesus Maria José e a sua obra também se espalhou por vários países, com forte presença no Brasil. Atualmente está a decorrer o processo de canonização desta mulher do povo que, no meio de tantas dificuldades, foi um modelo como apóstola da Eucaristia, do Rosário e da Família.