O Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu reuniu no Seminário Maior de Viseu, no dia 25 de outubro, em sessão ordinária, convocada e presidida pelo Bispo D. António Luciano.
Em plena comunhão com os trabalhos da segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que decorreu ao longo deste mês, em Roma, os conselheiros perspetivaram a experiência sinodal de caminhar juntos, na construção comum de um caminho para todos, expressando a unidade de que o Espírito é fonte e garantia, em direção à harmonia que se realiza através de processos de escuta, de diálogo e de reconciliação.
Na primeira parte, o Conselho refletiu sobre o Projeto Pastoral 2024-2025 para a Diocese, com as suas raízes mais profundas e ideias orientadoras nascidas nas palavras do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa, com o lema “És ChAmado por Jesus: Experimenta”. São desafios e propostas para implementar com as famílias, para dinamizar as paróquias e para renovar as estruturas que as compõem.
Numa segunda parte, o Conselho dialogou sobre a celebração do Ano Jubilar de 2025, que a Igreja irá viver, a iniciar no dia 29 de dezembro e que terá como lema “Peregrinos da Esperança”, dando atenção às peregrinações e aos lugares em que se vão implementar as dinâmicas e a vivência da espiritualidade do Jubileu, a fim de que chegue a todos a abundância da misericórdia de Deus.