A Diocese de Viseu promove a conferência “Seminário, uma história que continua”, que terá como orador o Cardeal D. Manuel Clemente, com o objetivo de assinalar os 200 anos de vida do Seminário Maior de Viseu no atual edifício, que foi o primeiro convento dos padres do Oratório de São Filipe de Néri. Será também abordada a importância do Seminário na Igreja em caminho sinodal.
A palestra vai ter lugar no auditório do Seminário Maior de Viseu, no dia 7 de novembro, pelas 21h00, aberta a toda a comunidade.
O Cardeal D. Manuel Clemente estará também em Viseu para orientar o retiro destinado ao clero da Diocese, que decorrerá de 4 a 8 de novembro.
D. Manuel Clemente nasceu em Torres Vedras a 16 de julho de 1948. É licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica. Em 1975 começou a lecionar na Universidade Católica Portuguesa, tornando-se diretor do Centro de Estudos de História Religiosa dessa instituição. Em junho de 1979 foi ordenado presbítero e 20 anos depois, em 1999, foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e em 2007 foi nomeado Bispo do Porto. Em 2013, recebeu a nomeação para Patriarca de Lisboa.
Atualmente é Cardeal Patriarca Emérito de Lisboa. Conta com várias obras literárias publicadas.