Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No passado fim de semana, dias 16 e 17 de novembro, as Equipas de Nossa Senhora (ENS), do setor de Viseu, estiveram presentes em Fátima, onde participaram no encontro nacional, da Supra-Região Portugal, que inclui países africanos lusófonos, e que reuniu 700 casais, juntando cerca de 1400 pessoas.

De acordo com o casal responsável de Viseu, Nuno e Benedita Amaral, “foi possível confirmar que o movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS) está vivo e que reúne muita e variada gente de todo o país e ilhas, com a presença de casais provenientes da África lusófona, continente onde as ENS se encontram em franca expansão”.

O programa deste encontro contemplou três temas: ‘Com o coração ardente’, ‘Somos chamados a viver em Comunhão’ e ‘Um caminho de esperança’. “Experiências de vida de casais e de sacerdotes mostram-nos que o amor está presente em corações ardentes de caridade, partilhando exemplos notáveis de comunhão com os outros e mostrando-nos que é possível e imprescindível ter esperança nos Homens e nos jovens do futuro”, realçaram os responsáveis.

Tendo presentes os princípios do Padre Henri Cafarell, sacerdote fundador do movimento das ENS, que cedo percebeu a importância da família e da santificação em casal na construção de uma Igreja mais abrangente, os responsáveis destacam a presença do Casal Responsável Internacional, Mercedes e Alberto Pérez Bueno que, com uma visão alargada do Movimento à escala europeia e africana, confiou aos casais participantes a missão de semear a esperança no (seu) mundo.

“Esperança é a tarefa de todos os cristãos” foi a mensagem transmitida também pelos jovens que estiveram presentes neste encontro, apresentando testemunhos, propostas e planos de ação, cheios de entusiasmo e de criatividade.

O ponto alto deste encontro foi a mensagem de D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa, sobre a Esperança. “Se ela é, para nós, cristãos, a certeza do nosso fim, da nossa finalidade que é o encontro com Deus, então ela dá consistência ao nosso futuro e deve mover-nos no presente a ser ativamente sal da terra e luz do mundo. Assim, e apesar das crises, devemos esperançar e semear a esperança, para que ela germine, cada vez mais, no coração dos Homens”.

Numa clara alusão à última encíclica do Papa Francisco “Dilexit Nos”, D. Alexandre Palma pediu aos casais que acompanhem o mundo, com oração (essa semente de esperança) e com uma missão fundada na alegria e na confiança, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida.

CategoryDiocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: