Cerca de 30 consagrados da Diocese de Viseu reuniram-se, na tarde do passado dia 17 de novembro, na casa das Irmãs do Instituto Jesus Maria José (JMJ), em Viseu, para a já habitual assembleia do início do ano pastoral, que teve como objetivo proporcionar momentos de convívio, reflexão e oração, tendo como horizonte o Jubileu da Esperança.
O Padre José Alves, da Congregação da Missão, brindou os presentes com uma reflexão sobre as raízes bíblicas, históricas e significado atual do Jubileu que vai iniciar-se no dia 29 de dezembro, em toda a Igreja, sob o lema “Peregrinos de Esperança”. Com as suas palavras, convocou os consagrados a ser peregrinos, mas também missionários de esperança.
“O diálogo em pequenos grupos proporcionou um maior aprofundamento e aproximação à nossa realidade de consagrados. Uma das conclusões da partilha convida-nos a viver o Jubileu em comunhão entre os diversos carismas. O lanche foi um espaço de partilha das iguarias e dons que levámos, mas mais ainda uma ocasião para aprofundar o conhecimento mútuo e tecer laços fraternos”, realçou o Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Diocese de Viseu.
Os responsáveis agradeceram ainda o acolhimento às Irmãs do Instituto Jesus Maria José, que mantém viva a memória da sua fundadora, a Beata Rita Amada de Jesus.